Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Mestrado do Instituto Politécnico do Porto abre vagas para servidores do IFSul

Mestrado do Instituto Politécnico do Porto abre vagas para servidores do IFSul

Inscrições para o mestrado em Educação do IPP estão abertas até 2 de outubro

• Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 21 de Setembro de 2015, 12h40
  • Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h43
  • Acessos: 726

Cinco servidores do IFSul poderão estudar no Instituto Politécnico do Porto (IPP), em Portugal, por meio de convênio firmado entre as duas instituições. Com o acordo, viabilizado após visita do reitor Marcelo Bender ao IPP, no ano passado, o processo seletivo do mestrado em Estudos Profissionais Especializados em Educação da instituição portuguesa terá vagas reservadas especificamente para o IFSul. As inscrições para a seleção estão abertas até o dia 2 de outubro.

Para realizar a inscrição, os candidatos devem remeter a documentação especificada no edital para a Coordenação de Formação Pós-graduada do IPP pelo e-mail antoniojoseguedes@ese.ipt.pt com cópia a silviabrandao@ese.ipt.pt. O envio da documentação por e-mail foi uma possibilidade acertada entre as duas instituições para agilizar o recebimento.

Os servidores do IFSul aprovados no concurso realizarão, entre os dias 17 e 27 de novembro deste ano, dez dias de aulas no Instituto Politécnico do Porto e, entre janeiro e maio de 2016, um mês de aulas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. Nesta segunda fase, os professores portugueses lecionarão as disciplinas na instituição mineira também conveniada. Após as etapas presenciais, o curso será administrado a distância.

O resultado preliminar do processo seletivo será divulgado no dia 14 de outubro e a matrícula dos aprovados será realizada entre os dias 26 e 30 de outubro. As aulas iniciam-se no dia 17 de novembro. Os estudantes internacionais aprovados na seleção, além da taxa de matrícula, deverão pagar 1500 euros pelo primeiro ano letivo do curso e 750 euros pelo segundo ano.

Os candidatos inscritos serão avaliados pela sua qualificação acadêmica e experiência profissional.  Também serão apreciados a participação na elaboração, operacionalização ou acompanhamento de projetos ou programas, além de publicações, artigos e comunicações em seminários e congressos. Podem concorrer a uma das cinco vagas servidores que possuam, no mínimo, a graduação.

Dúvidas sobre o processo seletivo poderão ser enviadas para o e-mail marioboessio@ifsul.edu.br. A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propesp) do IFSul também pode ser contatada pelo telefone (53) 3026.7211.

Parcerias firmadas

De acordo com o reitor do IFSul, Marcelo Bender, este é o primeiro fruto da ação internacional realizada com o IPP a partir do protocolo de intenções firmado em 2014. Para o ano de 2015, a gestão do IFSul também está trabalhando em prol da liberação de recurso que contemple uma ajuda de custo de R$ 10.000,00 para cada servidor selecionado no edital.

Segundo Bender, a questão da língua é apenas a primeira das muitas similaridades entre os institutos. “São grandes instituições das áreas tecnológica e de educação e possuem uma realidade muito próxima dos institutos federais brasileiros”, destaca.

O convênio com a instituição portuguesa foi viabilizado, em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), durante a visita da comitiva do IFSul em outubro do ano passado. Com o acordo, 20 vagas do mestrado foram reservadas a servidores do IFTM e cinco foram direcionadas a técnico-administrativos e/ou docentes do IFSul.

Assunto(s): mestrado