Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > 1ª Liga IFSul de Robótica Educacional é realizada no câmpus Charqueadas

1ª Liga IFSul de Robótica Educacional é realizada no câmpus Charqueadas

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes o desenvolvimento e a compreensão das tecnologias envolvidas na área de robótica de forma lúdica e multidisciplinar, foi realizada, no câmpus Charqueadas, a primeira edição da Liga IFSul de Robótica Educacional, juntamente com a 4° Robocharq.

• Escrito por Campus Camaqua
  • Publicado: Quarta, 29 de Março de 2017, 08h59
  • Última atualização em Quarta, 29 de Março de 2017, 09h09
  • Acessos: 1264

A criação da Liga IFSul de Robótica Educacional foi motivada por outras competições já existentes nos câmpus e em outros institutos, como a MostraRob, do câmpus Pelotas, a Robocharq, do câmpus Charqueadas, RobotIF, do câmpus Camaquã, LigaROBIN, do câmpus Santana do Livramento, Robosapiens, do câmpus Sapiranga, Roboburgo, do câmpus Avançado Novo Hamburgo e ainda na Competição Brasileira de Robótica (COBRE), realizada através da parceria do câmpus Sapucaia do Sul e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Participaram da 1° Liga IFSul estudantes dos câmpus Charqueadas, Camaquã, Sapiranga e Novo Hamburgo.

Confira aqui a comissão organizadora da Robocharq.

A Liga IFSul de Robótica Educacional é um evento de ensino, em que os grupos de robótica da instituição se reúnem para trocar conhecimentos. Na competição, os estudantes são organizados em equipes para participarem de provas nas categorias Lego Sumô (EV3), Analógica e Livre.

Na categoria Lego Sumô, os robôs são construídos utilizando-se somente das peças de apenas um conjunto Lego EV3. Na categoria Analógica, os robôs e a competição seguem as regras estabelecidas na Robocharq de 2015. Já na categoria Livre, os robôs e a competição obedecem ao regulamento da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), com a pista descrita na etapa regional, e os robôs são montados a partir de estruturas criadas pelos próprios estudantes e professores, envolvendo conceitos de mecânica, eletrônica e informática.

Confira as premiações abaixo:

Categoria Lego Sumô EV3

1° - Charqueadas: Alfathronic: Lucas Fanck de Lacerda e Tiago Silva Jardim

2° - Camaquã: Inácio Mattos, Eduardo Camargo, Cassius Freitas e João Francisco

3° - Novo Hamburgo: Leandro Santos da Silva e Elisandro Santos de Aguiar

Categoria Livre

1° - Camaquã:  Marx Eckert Brasil, Arthur da Silva Alves, Armando Trescastro Pacheco e Hamably Bergmann Lopes

2° - Charqueadas: Blue Ball: Taylor Grassotti da Silva, Djohan Matheu Radtke, Lucas Esteves Cunha e Samuel Toillier de Moraes

3° - Sapiranga: Gesiel Dias Ferreira, Gabriel Zardin, Gustavo da Silva Schunck e Kau Lenin Andreatta Spolaor

Categoria Analógica

1° - Charqueadas: Top Gear: Luciano Sampaio da Silva, Pedro Goulart Lara, Patrick Lima da Silva e Leonardo Azzi Martins

2° - Sapiranga: Graziele Silveira Correa, Cláudio Cezar Torres Dias e Douglas Pereira David