Você está aqui: Página inicial > Últimas notícias > Cubo Mágico

• Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00
  • Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 08h32

Cubo Mágico

Orientados pela professora Diana Schein e pelo estudante Ricardo Garcia Fernandes, estudantes do IFSul-Camaquã e também de escolas do município, participam todas as quartas-feiras, das 10:45 até 12:15, da oficina de Cubo Mágico.

Criada em 2014, com iniciativa do estudante Marques de Campos Sperb e colaboração de professores das disciplinas de matemática e educação física, a oficina sempre teve como objetivo ensinar, incentivar a prática e avançar no conhecimento do jogo para os estudantes.

Marques relata que a ideia da oficina surgiu através de uma aula de educação física, onde descobriu que havia oficina de xadrez, então pensou porque não ter também de cubo mágico, na qual ele pratica e tem conhecimento sobre este jogo. Ressalta ainda que os materiais que precisavam para oficina, na época foram todos adquiridos por doação de empresas do município. Hoje a instituição fornece o material profissional para os estudantes utilizarem na oficina.

Ainda em 2014, estudantes do Câmpus participaram do primeiro Campeonato de Cubo Mágico em Porto Alegre. Gostando da experiência e contando com o apoio da escola, participaram em mais de 6 campeonatos, sendo que o último ocorreu na cidade de Gravataí, onde o estudante Luís Miguel Ávila Mattos , ganhou 2 medalhas de Ouro, 2x2 e 1 medalha de Prata, com os pés, totalizando 3 medalhas.

Em 2015 foi criado um projeto de extensão, na qual os estudantes que participam da oficina levam o jogo para escolas do município, permitindo que outros jovens descubram o encantamento do Cubo Mágico. De acordo com estudantes envolvidos com o projeto, o jogo constitui uma importante ferramenta para desenvolver a capacidade lógica.