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Formação continuada de docentes na educação profissional entendendo processos

  • Escrito por Campus Camaqua
  • Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00
  • Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 09h45
  • Acessos: 170

 

Formação continuada de docentes na educação profissional entendendo processos 

Coordenadora Sandra Machado

Muitos são os desafios encontrados na prática docente. Percebe-se que a formação inicial não contempla a heterogeneidade social e cultural encontrada na escola. Dessa forma, compete a Instituição oportunizar momentos de estudos, de partilha de experiências, sedimentação de saberes e aprendizagens, de formação continuada. Neste sentido, a pesquisa tem como objetivo conhecer os educadores do IFSul Câmpus Camaquã, como esses profissionais se constituem como docentes, quais dificuldades encontram em sua prática e como se dá a formação continuada neste contexto.

Espera-se também efetivar ações de desenvolvimento profissional em parceria com o grupo de professores do Câmpus Camaquã. Para o alcance dos objetivos será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, entrevistas e a implementação de um grupo de estudos com os docentes do Câmpus. Para cotejar a realidade do Campus Camaquã com os demais Câmpus pretende-se realizar uma pesquisa qualitativa com pedagogos dos quatorze Câmpus já implantados do IFSUL, visando conhecer como se efetivam as práticas de formação continuada nesses espaços, quais são os desafios e as estratégias implementadas.

A metodologia a ser utilizada caracteriza-se por uma abordagem qualitativa pautada nas reflexões propostas por Bogdan e Biklen.O contexto de realização da pesquisa será o Câmpus Camquã. A coleta de dados será feita através de entrevistas semiestruturadas realizadas com professores de diferentes áreas de formação, procurando contemplar os cursos existentes no Câmpus e análise de documentos. Os dados levantados serão analisados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin, à luz das contribuições de autores como Imbernón, Garcia, Freire, Tardif, Cunha, Shulman, Nóvoa, entre outros. Através da realização desta pesquisa espera-se ampliar a compreensão sobre o processo de desenvolvimento profissional dos docentes do lFSUL, em especial do Câmpus Camaquã, de forma a colaborar com a qualidade da educação profissional.

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