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Projetos de Ensino

Escrito por Campus Camaqua | Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 14h21 | Acessos: 191

PROJETO: Matemática Básica

Coordenador: Tiago Vencato

Constatando em sala de aula a necessidade de aprofundar os conhecimentos em Matemática, principalmente alguns dos tópicos abordados no ensino fundamental, propomos este projeto de ensino que consiste em oferecer aos alunos ingressantes aulas de Matemática (reforço) no contra turno.  

 

Projeto Revisão PAVE - Matemática 

Coordenador: Tiago Vencato

De acordo com informações da página do PAVE  na internet (http://wp.ufpel.edu.br/pave/estrutura/) o Programa de Avaliação da Vida Escolar, é uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da Universidade Federal de Pelotas, processo gradual e sistemático, que acontece ao longo do Ensino Médio, baseia-se na integração entre a educação básica e a superior, visando à melhoria da qualidade do ensino. O PAVE permite o acompanhamento das aprendizagens construídas pelo aluno durante o Ensino Médio, motivando-o a buscar um melhor desempenho durante o processo.
Sendo visto como uma alternativa ao acesso à universidade, estes exames sistemáticos, permeiam a vida escolar dos estudantes do IFSul, considerando também a proximidade geográfica entre as cidades de Camaquã e Pelotas, a UFPEL, é, entre outras, uma das universidades onde nossos alunos objetivam cursar a graduação. 
Tendo surgido do interesse manifestado pelos estudantes, propomos a realização deste projeto que visa oportunizar um curso de revisão de conteúdos, com foco aos exames do PAVE.  

 

PROJETO: Canal Física Rio Forte

Coordenadora: Cátia Mirela de Oliveira Barcellos

Voluntária: Jordana de Bona

 

PROJETO: Geografias

Coordenador: Edson Luís Oliveira

O presente projeto de ensino objetivo aprofundar temas relacionados e disciplina de Geografia nos cursos técnicos integrados do Campus Camaquã, bem como sus interligação com temas das demais disciplinas que compreendem a grande área das ciências humanas. Desta forma assuntos relacionados a atualidades e geopolítica, que são fundamentais para compreender as transformações atuais de nossa sociedade, serão abordados durante a realização deste projeto.

 

PROJETO: Café da Relatividade: uma proposta de ensino aprendizagem integrado "Word café e PBL"

Coordenadora: Cátia Mirela de Oliveira Barcellos

 

PROJETO: RPGIF

Coordenadora: Stéfani da Silva T.

 

 

PROJETO: 1º HackathIF

Coordenador: Mateus Oliveira Jung

 

PROJETO: TCAlerta: Uma proposta de jornal-mural nos primeiros anos do curso Técnico em Controle Ambiental

Coordenadora: Sandra Beatriz Salenave de Brito; Fedra Gidget Obeso Quijano Kruger

Este projeto visa promover uma prática integradora entre as disciplinas de Português e Literatura Brasileira I, Introdução ao Controle Ambiental, Elaboração de Projetos Ambientais e Seminários. A proposta inicial é conhecer o gênero textual jornal-mural e as partes que o constituem e, em pequenos grupos, confeccionar um jornal mural, que será modificado semanalmente, como uma forma de atualizar os alunos sobre diversas temáticas que envolvem o campus e o curso. Assim, também estaremos estimulando a seleção de textos, a leitura da realidade, a produção de textos autorais e resenhas, incentivando a pesquisa e a argumentação em seus textos, através das produções individuais e coletivas.

 

PROJETO: Educar e Preservar: Projeto de Educação Ambiental e preservação de recursos hídricos

Coordenadora: Isabel Gomes Ayres

Um dos principais problemas ambientais enfrentados na contemporaneidade refere-se ao manejo inadequado dos recursos hídricos. Fatores com o aumento pela demanda e o desperdício de água, bem como a poluição de reservatórios superficiais e subterrâneos são algumas das causas desta problemática. Diante de uma eminente crise mundial relacionada a água, inúmeras iniciativas têm sido as estratégias desenvolvidas no intuito de fomentar o uso racional destes recursos naturais. Uma destas iniciativas refere-se ao desenvolvimento de ações de sensibilização embasadas na Educação Ambiental (EA).  Neste sentido, este projeto de ensino tem por objetivo primordial desenvolver ações de EA a serem aplicadas em escolas de Camaquã e região, em prol da preservação dos recursos hídricos.

 

PROJETO: Desenvolvimento e Aplicação de Objetos de Aprendizagem em Curso de Nível Médio no IFSul Campus Camaquã

Coordenador: Sergio da Costa Nunes

Colaboradores:  Geraldo Dias Barbosa, Murilo Raubach Vargas, Matheus Bandeira Ollerman, Timóteo Meyer Stifft

Recursos educacionais digitais conhecidos como Objetos de Aprendizagem (OA) têm sido disponibilizados para facilitar a melhoria d o ensino e aprendizado, s ej a na escola tradicional ou no ensino a distância. Com a utilização destas ferramentas , uma nova forma de se ensinar e aprender têm sido utilizados, fator positivo que evidencia a importância em conhecê-las . Cattani (2001) afirma que os Objetos de Aprendizagem (OA), mediadas pelas Tecnologia Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) podem ampliar as possibilidades das ações educativas , e proporcionam a professores novos métodos pedagógicos d e ensino. Partindo-se d es t as evidências este projeto busca o desenvolvimento de OA utilizando-se a Linguagem de Programação Scratch, por grupo de professores e alunos do Curso Técnico Integrado em Informática, objetivando auxiliar na implementação deste recurso didático no Campus Camaquã.

*TEXTO EM CONSTRUÇÃO*

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