Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de Ensino
Início do conteúdo da página

Projetos de Ensino

Escrito por Campus Camaqua | Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 13h35 | Acessos: 620

PROJETO: Matemática Básica

Coordenador: Tiago Vencato

Constatando em sala de aula a necessidade de aprofundar os conhecimentos em Matemática, principalmente alguns dos tópicos abordados no ensino fundamental, propomos este projeto de ensino que consiste em oferecer aos alunos ingressantes aulas de Matemática (reforço) no contra turno.  

 

PROJETO: Curso de preparação para o PAVE – Programa de avaliação da vida escolar – UFPEL e ENEM

Coordenadora: Diana Schein Bartz

O projeto tem por objetivo principal preparar e auxiliar os alunos interessados em participar da prova do PAVE I, II e III e também para o ENEM. O público alvo serão os estudantes do nosso Câmpus. As aulas abordarão conteúdos e exercícios que estão nos programas das provas.

 

PROJETO: Canal Física Rio Forte

Coordenadora: Cátia Mirela de Oliveira Barcellos

Voluntária: Jordana de Bona

O canal Ifísica Rio Forte analisa estratégias que motivem e despertem o interesse dos alunos pela física através de uma metodologia baseada no estudo proposto por PEREIRA e BARROS(2010). Nesse estudo, é proposta a produção de vídeos pelos estudantes que tornam-se protagonistas da sua própria aprendizagem, com isso, rompendo com os métodos convencionais de ensino-aprendizagem da física e potencializando esse processo.

 

PROJETO: Geografias

Coordenador: Edson Luís Oliveira

O presente projeto de ensino objetivo aprofundar temas relacionados e disciplina de Geografia nos cursos técnicos integrados do Campus Camaquã, bem como sus interligação com temas das demais disciplinas que compreendem a grande área das ciências humanas. Desta forma assuntos relacionados a atualidades e geopolítica, que são fundamentais para compreender as transformações atuais de nossa sociedade, serão abordados durante a realização deste projeto.

 

PROJETO: Café da Relatividade: uma proposta de ensino aprendizagem integrado "Word café e PBL"

Coordenadora: Cátia Mirela de Oliveira Barcellos

Café da Relatividade: uma proposta de ensino aprendizagem integrado "Word café e PBL" É um encontro de estudantes onde são debatidos temas relacionados à física moderna, mediados por um docente da área de física. Os participantes podem circular livremente, conforme seu interesse, interagindo com os demais participantes. Ao final do encontro, são aplicados questionários com o objetivo de verificar as percepções dos participantes quanto à metodologia utilizada e a relação com o conteúdo debatido.

 

PROJETO: 1º HackathIF

Coordenador: Mateus Oliveira Jung

Evento para estimular a criação de soluções e desenvolvimentos de projetos através da realização de um mini Hackathon.

 

PROJETO: TCAlerta: Uma proposta de jornal-mural nos primeiros anos do curso Técnico em Controle Ambiental

Coordenadora: Sandra Beatriz Salenave de Brito; Fedra Gidget Obeso Quijano Kruger

Este projeto visa promover uma prática integradora entre as disciplinas de Português e Literatura Brasileira I, Introdução ao Controle Ambiental, Elaboração de Projetos Ambientais e Seminários. A proposta inicial é conhecer o gênero textual jornal-mural e as partes que o constituem e, em pequenos grupos, confeccionar um jornal mural, que será modificado semanalmente, como uma forma de atualizar os alunos sobre diversas temáticas que envolvem o campus e o curso. Assim, também estaremos estimulando a seleção de textos, a leitura da realidade, a produção de textos autorais e resenhas, incentivando a pesquisa e a argumentação em seus textos, através das produções individuais e coletivas.

 

PROJETO: Educar e Preservar: Projeto de Educação Ambiental e preservação de recursos hídricos

Coordenadora: Isabel Gomes Ayres

Um dos principais problemas ambientais enfrentados na contemporaneidade refere-se ao manejo inadequado dos recursos hídricos. Fatores com o aumento pela demanda e o desperdício de água, bem como a poluição de reservatórios superficiais e subterrâneos são algumas das causas desta problemática. Diante de uma eminente crise mundial relacionada a água, inúmeras iniciativas têm sido as estratégias desenvolvidas no intuito de fomentar o uso racional destes recursos naturais. Uma destas iniciativas refere-se ao desenvolvimento de ações de sensibilização embasadas na Educação Ambiental (EA).  Neste sentido, este projeto de ensino tem por objetivo primordial desenvolver ações de EA a serem aplicadas em escolas de Camaquã e região, em prol da preservação dos recursos hídricos.

 

PROJETO:Curso de Configuração e Overclock em sistemas computacionais de alto desempenho

Coordenador: Leonardo de Campos Soares

Estudo de técnicas de aumento de desempenho, manutenção preventiva e parâmetros de configuração de estações de trabalho de alto desempenho.

 

PROJETO:Turbine seus estudos!

Coordenadora: Luciana Fraga Hoppe

O projeto visa auxiliar os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos de ensino médio integrados quanto à organização para os estudos com o intuito de auxiliá-los a obterem êxito e a permanecerem na instituição, pois percebeu-se, através de relatos dos estudantes e de professores, que embora eles apresentem vontade de estudar, os mesmos acabam não conseguindo se organizar e estudar adequadamente, o que causa reprovações e possível abandono da escola. Portanto, o projeto proporcionará através de encontros mensais, orientação aos alunos sobre métodos para melhora da concentração, memória, técnicas de relaxamento e outros elementos importantes para um bom aprendizado.

 

PROJETO:Robótica Educacional: Ensino e orientação de equipes para competições.

Coordenador: Marcelo Azevedo

O uso da Robótica Educacional, como instrumento de ensino na escola, pode ser aplicado como mais uma ferramenta de desenvolvimento do intelecto, atuando como veículo de aprendizagem e motivação. Robôs podem ter propósitos além de programá-los e analisálos em um ambiente educacional, podem servir como aliados a professores e alunos. Assim, este projeto visa a orientação de alunos e suas equipes, para diversas competições de robótica educacional espalhadas pelo estado. 

 

PROJETO:  QualIFica - Plataforma de Auxílio aos Vestibulandos dos Institutos Federais

Coordenadores:João Júnior da Silva Machado e Tales Emílio Costa Amorim

QualIFica propõe o desenvolvimento de um site e de um aplicativo móvel, para então, disponibilizar uma série de apostilas desenvolvidas para auxiliar os estudantes que realizam o processo seletivo para ingresso no Ensino Médio no IFSul Câmpus Camaquã. Em um segundo momento, pretende-se expandir a análise dos conteúdos abordados para os demais Institutos Federais do RS. O objetivo do QualIFica é auxiliar alunos que estejam finalizando o ensino fundamental, dando uma atenção maior a alunos de baixa renda, os quais são convidados a utilizarem as dependências do IFSul-Camaquã para usufruírem de todo conteúdo disponibilizado no QualIFica.

 

PROJETO: MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Coordenadora :Catiuscia Bordin Dotto

A I Mostra Interdisciplinar de Relações Étnico-raciais consiste em uma proposta de realização e apresentação de trabalhos que reflitam as relações étnicas na formação cultural, social e econômica de nosso país, envolvendo as disciplinas de humanas, linguagens e exatas.

 

PROJETO: TURBINE SEUS ESTUDOS!
Coordenadores: Ana Paula Nedel, Luciana Fraga Hoppe e Tiago Vidal Medeiros.

O projeto visa auxiliar os estudantes dos primeiros anos dos cursos técnicos de ensino médio integrado quanto à organização para os estudos com vista a obterem êxito e a permanecerem na instituição. Pois percebe-se, que embora demonstrem vontade de estudar, os estudantes têm dificuldade de organização, planejamento e autogerenciamento para fazê-lo, o que pode acarretar em retenções e possível abandono da escola. Portanto, o projeto proporcionará através de encontros mensais, orientação aos alunos sobre métodos para melhora da organização, concentração, elaboração de resumos, técnicas de relaxamento e controle da ansiedade, entre outros elementos importantes para um bom aprendizado.
Devido ao período de isolamento e afastamento social pela pandemia do COVID-19, e consequente suspensão do calendário escolar, o projeto será realizado à distância, utilizando-se de redes sociais e alcançará todos estudantes do câmpus Camaquã, alterando-se a frequência do contato, que será maior, enquanto perdurar essa situação. Os conteúdos serão enviados por Whatsapp, Instagram, Site e Facebook do câmpus.

Clique aqui e confira o material que o projeto elaborou com dicas e orientações sobre como enfrentar a quarentena da melhor forma possível.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página