Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sobre > IFSul-Camaquã completa 10 anos!
Início do conteúdo da página

IFSul-Camaquã completa 10 anos!

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 18h41 | Última atualização em Domingo, 06 de Setembro de 2020, 11h25

 

Estimado(a) estudante e egresso(a)

Neste espaço virtual, nosso grande objetivo é comemorar junto com você, os 10 anos do IFSul-Camaquã!

Estaremos por aqui, pelo Facebook e pelo Instagram, com muitas atividades. E estas só ficarão legais de verdade, se você participar!
Então, fique atento(a) e construa conosco, mais momentos históricos do nosso IFSul-Camaquã!

Vamos começar de uma forma, digamos, diferente!
Temos que lançar a nossa marca! Aquela em que todos(as) ao verem, saberão que o IFSul-Camaquã completa 10 anos em 2020! Aquela que quando for visualizada, será sinônimo de: “Huummm, aí vem coisa boa”!

Apresentamos então, o logotipo do aniversário dos 10 anos de nossa amada escola!
Ele foi criado (e que lindolaughing) por uma talentosa estudante egressa, formada há alguns anos em nossa escola e que hoje faz sua faculdade dos sonhos. Ela, tímida que só, pediu (implorou) para que não fosse identificada. Estamos insistindo. Quem sabe um dia ela ceda às pressões e seu nome possa, enfim, ser divulgado!

Viva o IFSul-Camaquã!

A comissão organizadora dos 10 anos do IFSul-Camaquã é composta por:
Servidores(as): Tales Amorim, Graziele Rosales, Luciana Hoppe, Pérsida da Silva e Sandra Machado
Estudantes: André de Lima, Isadora Ribeiro, Laísa Dummer, Patrícia Bartz, Rafael Garcia, Rafaela Bierhals, Raissa Hübner e Thamili Vieira

Se quiserem sugerir algo para nossas ações, participar de alguma forma, enfim, interagir conosco, nos chamem nas páginas dos 10 anos ou a qualquer um(a) de nós!

 

                                         2020 é um ano especial para o IFSul-Camaquã, pois completa 10 anos de história!

Mais precisamente no dia 27 de setembro! E você sabe a razão de ser este dia?
Poderia ser 20 de outubro de 2008, quando foi lançada a pedra fundamental da construção do câmpus Camaquã do CEFET-RS. Também poderia ser 29 de dezembro de 2008, quando o CEFET-RS se transforma em IFSul e é reconhecida a criação do câmpus Camaquã.
Mas a data escolhida foi a de 27 de setembro de 2010. E não poderia ser uma escolha mais adequada. Diríamos, PERFEITA. Afinal é o dia em que pela primeira vez, nossa escola recebeu estudantes para terem atividades educacionais. Nosso primeiro dia de aula.

E temos tanto o que contar e comemorar... afinal, são 10 anos de serviços públicos, gratuitos e de qualidade em educação, ofertados com muita responsabilidade e dedicação, à comunidade de Camaquã e região!

Com mais de 800 estudantes formados(as), 700 estudantes matriculados atualmente e mais de 300 servidores(as) diferentes já tendo passado em nosso quadro de profissionais e estagiários(as), somos fundamentalmente um espaço feito por e para seres humanos. E nos orgulhamos muito de assim sermos e de assim nos (re)construirmos, todos os dias, próximos ou distantes.

Nestes 10 anos foram diferentes cursos ofertados, uma diversidade enorme de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, muitas ações solidárias e de integração com a comunidade, centenas de eventos científicos e culturais abertos à comunidade e, claro, constantes aprendizados e desafios.

Somos uma escola pulsante, cheia de vida, e que prima pelo compartilhar, pelo bem acolher, pelo alto valor e respeito dado à construção individual que cada pessoa faz, sem jamais deixar de olhar e reconhecer que essa construção se dá a partir das relações sociais que são estabelecidas.

Somos uma escola de muitas, diferentes e diferenciadas frases.
Duas delas se destacam e estão estampadas em camisetas, murais, canais oficiais e discursos: “... e a construção continua...” e “Mundo de Oportunidades”

Que o IFSul-Camaquã tenha uma vida de contínua e linda construção, sem nunca desistir de fazer o melhor pelas pessoas!
Que o IFSul-Camaquã continue oferecendo mais e melhores oportunidades, contribuindo para que as pessoas sejam felizes!

 

smilePara este aniversário especial de 10 anos, a ansiosa Comissão Organizadora tinha muitas, mas muitas e diferentes ideias mesmo. E algumas já teriam sido colocadas em prática. Esperançosa que em breve voltaremos, ainda temos “cartas na manga”, que serão divulgadas no momento oportuno.

Mas aí veio a Pandemia... e com ela, o distanciamento, receios e incertezas. Estamos sendo obrigados a nos reinventar e a reencontrar "coisas" e pessoas que possivelmente estavam muito ao nosso alcance, mas que não enxergávamos!

Não sabemos hoje, quando estaremos seguros para estarmos juntos fisicamente, como sempre gostamos... aglomerados mesmo... e felizes.

Pois então, a Comissão Organizadora dos 10 anos do IFSul-Camaquã, criada desde março, não se isolou. Fez reuniões por WebConf, muitas mensagens por WhatsApp e, incomodada, decidiu que é possível comemorar, mesmo nesta situação.

Pois assim faremos!
A partir de hoje(12/6), fiquem ligados nas ações alusivas ao aniversário de nossa escola, que serão divulgadas pelo Facebook, pelo Instagram e com chamada também no Site oficial!

Pensamos em várias atividades onde você, estudante e egresso do IFSul-Camaquã, serão protagonistas, como sempre foram!

Aproveitem!
Parabéns IFSul-Camaquã!

 

ATIVIDADES:                                                                                                     

                                                                                                                GINCANA DOS 10 ANOS

 

Lançada oficialmente a Gincana Virtual dos 10 anos do IFSul-Camaquã.
Atentem-se para as orientações e prazos, assim como o e-mail oficial.

De hoje(12/6) até o dia 21 de junho, é tempo de compor suas equipes e nelas, obrigatoriamente devem ter egressos. Aliás, quanto mais egressos melhor (vocês entenderão depois). Qualquer dúvida, postem nos comentários ou enviem pelo Messenger ou para o e-mail oficial.

PARTICIPEM!
É FEITA PARA VOCÊS!

Sejam muito bem-vindas as 7 equipes da GINCANA VIRTUAL dos 10 anos do IFSul-Camaquã.

Amigos do Menthy
Equipe da Paz
Geração IF
IFIANOS
Quarentenados
Smoking Snakes
Tinky-Winky, o retorno

Será uma diversão histórica!!! Clique aqui e conheça as equipes.

 

⚠️ATENÇÃO EQUIPES❗️

Fundamental que leiam e sigam as orientações e o código de posturas da Gincana! 👀

 

DESAFIOS:

Desafio 1

Desafio 2

Desafio 3

Desafio 4

Desafio 5

Desafio 6

Desafio 7

 

                                                                                                                   SARAU ON-LINE

O Sarau on-line é uma atividade da programação que comemora os 10 anos do Câmpus Camaquã. Te convidamos para participar através da produção de poemas e/ou narrativas em alusão ao aniversário ou convivência no Câmpus.
- A produção deverá ser encaminhada até o dia 20/07/2020 para o email: ifcamaqua10@gmail.com com o título "Inscrição Sarau on-line + nome completo"

- Em relação à formatação do texto: deverá ter no máximo 40 linhas, escrito em fonte arial, tamanho 12, com margem superior e esquerda de 3cm e inferior e direita de 2cm e o espaçamento entre linhas de 1,5 cm.

Juntamente com a produção textual deverão ser encaminhadas inscrição e autorização.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Entre um desafio e outro ...um pouca da nossa história...

Vamos começar a expor um pouco do nosso gigantesco acervo fotográfico, para contar a história do IFSul-Camaquã! 🤩

Como tudo começou? Clique aqui e confira a mobilização política para a vinda do câmpus para Camaquã, em algumas imagens!

E que tal curtir algumas fotos de quanto nossa escola nem estava pronta? 😲 Clique aqui e confira

 um pouco da progressão da construção! 👀

Agradecemos a cada trabalhador que atuou nesta construção!

E estávamos prontos para receber nossos(as) primeiros(as) estudantes! A razão de existir de uma escola, nascia ali!

Confira na primeira foto, nosso primeiro diretor, Prof. Ricardo Costa e nosso primeiro Chefe de Administração e Planejamento, Henrique Maia, responsáveis pela implantação do câmpus.

                                                                         

                                                                      HISTÓRIA DAS GINCANAS NO IFSUL-CAMAQUÃ

A primeira Gincana do câmpus ocorreu ainda no primeiro semestre de vida de nossa escola.
E desde a primeira edição, recebeu o nome de Gincana Rio Forte, homenageando uma das formas de tradução do nome "Camaquã".

A primeira Comissão Organizadora foi composta pelos(as) professores(as) Tales Amorim, Fabrício Dutra (Santa Maria), Vera Haas (Sapucaia do Sul), Lydia Mulling (Pelotas), Taiçara Duarte (Pelotas). Como percebem, apenas o professor Tales continua no câmpus Camaquã.

Nossa Gincana nunca foi virtual!
Sempre foi cheia de aglomerações. Aliás, quanto mais juntos, melhor.
Lá em 2010, tivemos 4 equipes:
▶️ Eco-Lógicos
▶️Triloocos
▶️Auto-Controle
▶️IFTeam

Aqui está uma foto mais do que histórica, pois mostra a equipe campeã (Eco-Lógicos), composta por estudantes do primeiro semestre dos turmas da Automação Industrial e Controle Ambiental.
Conhecem alguém?

 

A segunda edição da Gincana Rio Forte, ocorreu nos três primeiros dias de dezembro de 2011.

Participaram da Comissão Organizadora os(as) professores(as) Tales Amorim, Fabrício Dutra (Santa Maria), Guilherme Schirmer, Taiçara Duarte (Pelotas), Fabiana Zaffalon (Pelotas), Ricardo Prediger, Leonardo Soares e Cátia Barcellos. Percebam que 5 professores(as) ainda estão em nossa escola. Aliás, olhem as carinhas da CO, em registro feito na abertura oficial da Gincana.

Com muito mais estudantes nos cursos do que no ano anterior, saltamos de 4 para 7 equipes (vejam a foto de todas as equipes reunidas):
▶️Delta14
▶️¿Hã?
▶️Laranja Mecânica
▶️Os Terceirugas
▶️Pandora
▶️Panteras
▶️Pôneis Malditos

A equipe Delta14, composta por estudantes do curso de Automação Industrial foi a vencedora desta edição. 

 

A terceira edição da Gincana Rio Forte, ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2012.

Os(As) professores(as) Tales Amorim, Cátia Barcellos, Maria Cristina-Kiki (Pelotas), Patrick Kovalski e Sérgio Corrêa (IFSC), integraram a Comissão Organizadora.

Oito equipes disputaram as mais de 20 tarefas:
✔️23 Ohms
✔️Fenda do Controle
✔️Os Alternados
✔️Panteras 2.0
✔️Soufoka
✔️Tink Winks
✔️VISH!
✔️¿Hã?²

A equipe vencedora, composta por estudantes do 2º ano do curso de Controle Ambiental, foi a ¿Hã?².

Temos muitas histórias para contar!

 

 

 __________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página