Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sobre > IFSul-Camaquã completa 10 anos!
Início do conteúdo da página

IFSul-Camaquã completa 10 anos!

Publicado: Quinta, 11 de Junho de 2020, 18h41 | Última atualização em Quarta, 23 de Dezembro de 2020, 15h02

 

Estimado(a) estudante e egresso(a)

Neste espaço virtual, nosso grande objetivo é comemorar junto com você, os 10 anos do IFSul-Camaquã!

Estaremos por aqui, pelo Facebook e pelo Instagram, com muitas atividades. E estas só ficarão legais de verdade, se você participar!
Então, fique atento(a) e construa conosco, mais momentos históricos do nosso IFSul-Camaquã!

Vamos começar de uma forma, digamos, diferente!
Temos que lançar a nossa marca! Aquela em que todos(as) ao verem, saberão que o IFSul-Camaquã completa 10 anos em 2020! Aquela que quando for visualizada, será sinônimo de: “Huummm, aí vem coisa boa”!

Apresentamos então, o logotipo do aniversário dos 10 anos de nossa amada escola!
Ele foi criado (e que lindolaughing) por uma talentosa estudante egressa, formada há alguns anos em nossa escola e que hoje faz sua faculdade dos sonhos. Ela, tímida que só, pediu (implorou) para que não fosse identificada. Estamos insistindo. Quem sabe um dia ela ceda às pressões e seu nome possa, enfim, ser divulgado!

Viva o IFSul-Camaquã!

A comissão organizadora dos 10 anos do IFSul-Camaquã é composta por:
Servidores(as): Tales Amorim, Graziele Rosales, Luciana Hoppe, Pérsida da Silva e Sandra Machado
Estudantes: André de Lima, Isadora Ribeiro, Laísa Dummer, Patrícia Bartz, Rafael Garcia, Rafaela Bierhals, Raissa Hübner e Thamili Vieira

Se quiserem sugerir algo para nossas ações, participar de alguma forma, enfim, interagir conosco, nos chamem nas páginas dos 10 anos ou a qualquer um(a) de nós!

 

                                         2020 é um ano especial para o IFSul-Camaquã, pois completa 10 anos de história!

Mais precisamente no dia 27 de setembro! E você sabe a razão de ser este dia?
Poderia ser 20 de outubro de 2008, quando foi lançada a pedra fundamental da construção do câmpus Camaquã do CEFET-RS. Também poderia ser 29 de dezembro de 2008, quando o CEFET-RS se transforma em IFSul e é reconhecida a criação do câmpus Camaquã.
Mas a data escolhida foi a de 27 de setembro de 2010. E não poderia ser uma escolha mais adequada. Diríamos, PERFEITA. Afinal é o dia em que pela primeira vez, nossa escola recebeu estudantes para terem atividades educacionais. Nosso primeiro dia de aula.

E temos tanto o que contar e comemorar... afinal, são 10 anos de serviços públicos, gratuitos e de qualidade em educação, ofertados com muita responsabilidade e dedicação, à comunidade de Camaquã e região!

Com mais de 800 estudantes formados(as), 700 estudantes matriculados atualmente e mais de 300 servidores(as) diferentes já tendo passado em nosso quadro de profissionais e estagiários(as), somos fundamentalmente um espaço feito por e para seres humanos. E nos orgulhamos muito de assim sermos e de assim nos (re)construirmos, todos os dias, próximos ou distantes.

Nestes 10 anos foram diferentes cursos ofertados, uma diversidade enorme de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, muitas ações solidárias e de integração com a comunidade, centenas de eventos científicos e culturais abertos à comunidade e, claro, constantes aprendizados e desafios.

Somos uma escola pulsante, cheia de vida, e que prima pelo compartilhar, pelo bem acolher, pelo alto valor e respeito dado à construção individual que cada pessoa faz, sem jamais deixar de olhar e reconhecer que essa construção se dá a partir das relações sociais que são estabelecidas.

Somos uma escola de muitas, diferentes e diferenciadas frases.
Duas delas se destacam e estão estampadas em camisetas, murais, canais oficiais e discursos: “... e a construção continua...” e “Mundo de Oportunidades”

Que o IFSul-Camaquã tenha uma vida de contínua e linda construção, sem nunca desistir de fazer o melhor pelas pessoas!
Que o IFSul-Camaquã continue oferecendo mais e melhores oportunidades, contribuindo para que as pessoas sejam felizes!

 

smilePara este aniversário especial de 10 anos, a ansiosa Comissão Organizadora tinha muitas, mas muitas e diferentes ideias mesmo. E algumas já teriam sido colocadas em prática. Esperançosa que em breve voltaremos, ainda temos “cartas na manga”, que serão divulgadas no momento oportuno.

Mas aí veio a Pandemia... e com ela, o distanciamento, receios e incertezas. Estamos sendo obrigados a nos reinventar e a reencontrar "coisas" e pessoas que possivelmente estavam muito ao nosso alcance, mas que não enxergávamos!

Não sabemos hoje, quando estaremos seguros para estarmos juntos fisicamente, como sempre gostamos... aglomerados mesmo... e felizes.

Pois então, a Comissão Organizadora dos 10 anos do IFSul-Camaquã, criada desde março, não se isolou. Fez reuniões por WebConf, muitas mensagens por WhatsApp e, incomodada, decidiu que é possível comemorar, mesmo nesta situação.

Pois assim faremos!
A partir de hoje(12/6), fiquem ligados nas ações alusivas ao aniversário de nossa escola, que serão divulgadas pelo Facebook, pelo Instagram e com chamada também no Site oficial!

Pensamos em várias atividades onde você, estudante e egresso do IFSul-Camaquã, serão protagonistas, como sempre foram!

Aproveitem!
Parabéns IFSul-Camaquã!

 

ATIVIDADES:                                                                                                     

                                                                                                                GINCANA DOS 10 ANOS

 

Lançada oficialmente a Gincana Virtual dos 10 anos do IFSul-Camaquã.
Atentem-se para as orientações e prazos, assim como o e-mail oficial.

De hoje(12/6) até o dia 21 de junho, é tempo de compor suas equipes e nelas, obrigatoriamente devem ter egressos. Aliás, quanto mais egressos melhor (vocês entenderão depois). Qualquer dúvida, postem nos comentários ou enviem pelo Messenger ou para o e-mail oficial.

PARTICIPEM!
É FEITA PARA VOCÊS!

Sejam muito bem-vindas as 7 equipes da GINCANA VIRTUAL dos 10 anos do IFSul-Camaquã.

Amigos do Menthy
Equipe da Paz
Geração IF
IFIANOS
Quarentenados
Smoking Snakes
Tinky-Winky, o retorno

Será uma diversão histórica!!! Clique aqui e conheça as equipes.

 

⚠️ATENÇÃO EQUIPES❗️

Fundamental que leiam e sigam as orientações e o código de posturas da Gincana! 👀

 

DESAFIOS:

Desafio 1

Desafio 2

Desafio 3

Desafio 4

Desafio 5

Desafio 6

Desafio 7

Desafio 8

Desafio 9

 

Equipe campeã da Gincana dos 10 anos do IFSul-Camaquã, a primeira realizada totalmente de forma virtual na história de nossa escola.
 
🏆 É a equipe QUARENTENADOS, capitaneada pela incrível Andressa Von Ahnt foi a grande vencedora, com 2152 pontos, tendo vencido 7 dos 10 desafios.
A equipe terá um quadro no Hall Rio Forte, sendo eternizada na história de nossa escola
.
A Comissão Organizadora parabeniza as demais equipes IFIANOS, Equipe da Paz, Smoking Snakes e Geração IF pela participação e por terem, com seu empenho, contribuído para o contar da história do IFSul-Camaquã.
💪 Em especial, nosso reconhecimento para a Gabrielli Brasil, para a Julia Conegato, para a Patrícia Bartz e para o Leonardo Bilhalva, que capitanearam suas equipes.