Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Rede Federal completa 105 anos nesta terça-feira (23)

ImagemA assinatura do Decreto nº 7.566/1909, que criou 19 Escolas de Aprendizes Artífices destinadas à oferta do ensino profissional gratuito no Brasil, dando início à trajetória da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, completará 105 anos nesta terça-feira, 23 de setembro. Para celebrar, um selo comemorativo deu início a uma série de atividades.

Expansão

Atualmente, 38 institutos federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica e o Colégio Pedro II (RJ) compõem a Rede que, nos últimos anos, passou por um significativo processo de expansão, recebendo investimentos superiores a R$ 4 bilhões, entre 2011 e 2013.

De 140 escolas e cerca de 160 mil matrículas em 2002, a Rede saltou para 562 unidades de ensino, um milhão de matrículas e 60 mil servidores em 2014. Projetam-se mais 210 unidades a serem implantadas até 2018.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif

 

Projeto Experimentando e Experienciando realiza suas primeiras atividades

ImagemNa última quarta-feira (17), as alunas do Curso Técnico em Controle Ambiental, Mariana Waskow Paiva , Emilly da Rocha Osvaldt e Camila Hess Dias realizaram, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Luzia, cidade de Chuvisca, sua primeira visita do projeto Experimentando e Experienciando. O projeto, que tem como orientador o professor Cristiano Centeno Specht, consiste em levar para as escolas municipais e estaduais experimentos de química através da utilização de Kits portáteis com material alternativo de baixo custo. Nesta visita foi desenvolvido um trabalho com os indicadores ácido-base, através de uma aula experimental ministrada pelas alunas. Um dos objetivos do projeto é melhorar o ensino e a aprendizagem da disciplina de Química nas escolas através da experimentação, promovendo um ensino interacionista capaz de motivar o aluno para o estudo desta disciplina.

 

Projeto "Conhecendo a realidade, na óptica da física moderna" realiza o "Café da Relatividade"

ImagemNo dia 3 de setembro de 2014 (quarta-feira), foi realizada a primeira reunião do "Café da Relatividade", ministrado pelos alunos Jenifer Müller, Renata Härter e Oscar Neto, estudantes do curso Técnico em Controle Ambiental, tendo como orientadora a professora Cátia Mirela Barcellos. O projeto chamado "Conhecendo a realidade, na óptica da física moderna" trabalha com a problemática da inserção da física moderna no ensino médio.

Leia mais

 

Outras Notícias

Vestibular
Concursos
Assistência Estudantil
Feira de Tecnologia - Mostra de Ciências
Imagem