Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

Início das aulas do e-Tec Idiomas já foi definido

O início das aulas do módulo I dos cursos de espanhol e inglês do e-Tec Idiomas já tem data prevista para o dia 11 de maio (segunda-feira). Os alunos sorteados devem ficar atentos às futuras publicações na página do IFSul, onde serão divulgadas as datas e os horários das aulas presenciais nos Câmpus onde irão ocorrer os cursos.

Nesta primeira semana de ambientação, presencial e obrigatória, os estudantes conhecerão a metodologia dos cursos de inglês e espanhol, além de aprenderem a utilizar o ambiente virtual onde as aulas serão postadas.

Em caso de dúvidas, os alunos podem encaminhar e-mail para o endereço Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

Alunos do IFSul Camaquã participam de corrida na Barragem do Arroio Duro

ImagemOs professores de Educação Física do IFSul-Camaquã, ao elaborarem o Plano de Ensino deste ano, queriam incentivar seus estudantes a praticarem atividades físicas de uma forma diferente, que explorasse as potencialidades da região. Surgiu, então, o Esporte de Orientação, como promissora possibilidade. O Esporte de Orientação, é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Nela, os competidores têm como objetivo percorrer o espaço previamente definido em menor tempo possivel, solucionando os desafios que irão surgir ao longo do trajeto.

O interesse em incentivar os alunos, levou o corpo docente a ampliar o projeto, isso graças a parceria de professores de outras disciplinas: Química Analítica Ambiental, História, Tópicos em Clima e Solos e Gestão e Empreendedorismo toparam o desafio.

O local escolhido para a atividade foi a Barragem do Arroio Duro, e a atividade proposta foi uma Corrida de Orientação que, além dos desafios físicos, propiciaria a aquisição ou aperfeiçoamento dos conteúdos dessas disciplinas. Assim, estruturou-se a atividade interdisciplinar, e a turma desafiada foi o grupo de formandos do Curso Técnico de Controle Ambiental do turno da manhã. O grupo foi dividido em três equipes: Madeira, Pinha e Rocha, cujos nomes foram recebidos não apenas como forma simbólica de representar a força desses alunos, mas também a natureza, cenário e sujeito da atividade de integração.

Divididas as equipes, a prova foi subdividida em oito estações (prismas), que seriam conhecidas pelos alunos após uma pequena viagem pela História: chegando à Barragem, os alunos foram levados ao monumento histórico que se configura como marco central do local, cuja apreciação se deu graças à leitura de um documento enviado pelo professor Deomar Neto. A construção da Barragem e seu contexto histórico, bem como as potencialidades e a representatividade geográfica e econômica de Camaquã e região foram expostas em uma bela síntese reflexiva.

Leia mais

 

IFSul Camaquã inicia preparativos da 5ª Feira e 6ª Mostra

ImagemDando sequência as atividades pedagógicas previstas para esse ano letivo, o Câmpus Camaquã inicia os preparativos para a 5ª Feira de Tecnologia e 6ª Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, na próxima quarta-feira dia (22), com a palestra do Prof. Me. Marcus Eduardo M. Ribeiro, nos turnos manhã e tarde.

O professor irá abordar o tema: ''Elaboração de projeto de pesquisa'', assunto de muita importância para todos aqueles que irão participar da próxima Feira e Mostra. Para 2015 os trabalhos de organização da 5ª Feira e 6ª Mostra serão coordenados pela Profª. Marta Tessmann Bandeira e contam com o apoio do CNPq, CAPES, Secretaria de Educação Básica, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação.

Além da palestra, o Prof. Marcus abordará com a turma de Especialização em Ensino de Ciências, o tema: ''Educar pela pesquisa'' em um minicurso.

 

Outras Notícias

Vestibular
Concursos
Assistência Estudantil
Feira de Tecnologia - Mostra de Ciências
Webmail Intranet Instagram Twitter Facebook RSS