Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul realiza Encontrão do Punhobol em Camaquã

IFSul realiza Encontrão do Punhobol em Camaquã

Atividade, que acontece no dia 17 de fevereiro, irá reunir pessoas que estiveram vinculadas ao esporte no câmpus de 2011 a 2019

• Publicado: Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 11h20
  • Última atualização em Quinta, 15 de Fevereiro de 2024, 11h20

O câmpus Camaquã receberá, no próximo sábado (17), um encontro para celebrar um esporte que fez parte da história da unidade durante a última década: o punhobol. Estudantes que fizeram parte das equipes da modalidade entre 2011 e 2019 e pessoas que contribuíram com o projeto “Punhobol do IFSul-Camaquã para todos” participarão das atividades ao longo de todo o dia no câmpus.

Entre os principais objetivos do encontro estão a promoção da integração entre estudantes que atuaram nas equipes de punhobol do câmpus; a reunião de pessoas que contribuíram com o "Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos"; e a realização de um mostra de notícias, fotos, vídeos e ítens de punhobol. Em quase uma década, o projeto teve participação direta de mais de duas mil pessoas, entre estudantes do câmpus participantes das equipes, estudantes da rede pública e professores e acadêmicos que fizeram oficinas com o projeto.

São convidados para o evento representantes da reitoria do IFSul, a direção do câmpus, ex-diretoras/es, professoras/es de Educação Física que contribuíram com o projeto, professores que integraram a primeira equipe do câmpus, representantes da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo (SGNH) e da Sociedade Ginástica Porto Alegre (SOGIPA) e representante da Bolas Ludwig.

Saiba mais

O Punhobol é um esporte coletivo precursor do voleibol, com a diferença de ser jogado em um campo de grama, com cinco jogadores de cada lado, podendo também ser muito maior do que uma quadra de vôlei. O campo é dividido ao meio por dois postes, onde é esticado um cabo ou rede. Todas as jogadas são efetuadas com o punho fechado e as defesas são feitas com o antebraço.

O projeto em números

Estudantes do câmpus Camaquã que integraram as equipes da escola: aproximadamente 400

Estudantes de escolas públicas, ensino fundamental e médio, que receberam oficinas do “Projeto Punhobol: do IFSul-Camaquã para todos": aproximadamente 1200

Professores/as e acadêmicos/as de Educação Física que fizeram oficinas do projeto: aproximadamente 600