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Projetos de Pesquisa

Escrito por Campus Camaqua | Publicado: Quarta, 03 de Julho de 2019, 11h49 | Última atualização em Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 08h55 | Acessos: 134182


PESQUISA INSTITUCIONAL INTERNA RELATIVA À PERMANÊNCIA, ÊXITO, EVASÃO E RETENÇÃO.
Coordenador: Sandra da Silva Machado
Área do Conhecimento: EDUCAÇÃO (CIÊNCIAS HUMANAS)

A Pesquisa institucional interna relativa à permanência, êxito, evasão e retenção tem como foco os estudantes do IFSul Câmpus Camaquã, sua relação com a instituição, com seus pares e com o curso técnico escolhido. Visa conhecer os discentes, acompanhá-los em seu processo de escolarização e detectar fragilidades que possam ocasionar a desistência dos estudos no Instituto, assim como fomentar possibilidades de alterações e/ou adaptações curriculares e metodológicas. A metodologia utilizada na implementação da mesma consiste na aplicação de questionários elaborados com temas específicos de acordo com os dados que se deseja obter, os dados obtidos serão analisados quanti e qualitativamente. Poderão ainda ser realizadas outras formas de intervenções, como rodas de conversa, grupo focal, entrevistas, entre outras. Como resultados almeja-se obter dados sistematizados sobre a realidade institucional com vistas a melhoria do processo educativo. A Pesquisa institucional interna relativa à permanência, êxito, evasão e retenção tem como foco os estudantes do IFSul Câmpus Camaquã, sua relação com a instituição, com seus pares e com o curso técnico escolhido. Visa conhecer os discentes, acompanhá-los em seu processo de escolarização e detectar fragilidades que possam ocasionar a desistência dos estudos na instituição, assim como fomentar possibilidades de alterações e/ou adaptações curriculares e metodológicas. A metodologia utilizada na implementação da mesma consiste na aplicação de questionários elaborados com temas específicos de acordo com os dados que se deseja obter, os dados obtidos serão analisados quanti e qualitativamente. Poderão ainda ser realizadas outras formas de intervenções, como rodas de conversa, grupo focal, entrevistas, entre outras. Como resultados almeja-se obter dados sistematizados sobre a realidade institucional com vistas a melhoria do processo educativo.

A VOZ DA RESISTÊNCIA: AS SLAMMERS NEGRAS DO SÉCULO  XXI

Orientadoras: Sandra Beatriz Salenave de Brito e Persida Pereira da Silva

Estudantes/participantes:
Alice Barbosa Pereira
Karina Ribeiro Martins

Egressa
Francine Lima dos Santos

 Uma das perguntas que sempre surgem na aula de literatura é por que temos tão poucas escritoras consagradas ao longo da história literária. Uma das respostas possíveis é que as mulheres sempre escreveram, mas nem sempre suas obras foram publicadas em seu nome. Atualmente, existe uma nova vertente da poesia contemporânea que são as batalhas de slams, em que cada poeta pode se inscrever livremente e declamar seus versos autorais, sendo avaliado por um júri. Essa modalidade é bastante conhecida nas redes sociais pelos jovens, e este trabalho buscou pesquisar e reunir poemas e biografias de mulheres negras e suburbanas do século XXI, por perceberem que essa voz nem sempre é notada. O objetivo principal foi criar um blog que apresenta os dados obtidos por meio de entrevistas realizadas virtualmente com as slammers, reunindo links para suas páginas pessoais, vídeos, organizando sua biografia e produção poética em um único espaço. Este trabalho catalográfico, em um primeiro momento, reuniu esse material tão vasto e disperso, além de pouco estudado pelo domínio acadêmico. Concomitantemente ao trabalho de diálogo com as poetisas, e organização do material para o blog, reunimo-nos mensalmente para estudar obras sobre a importância do feminismo e da negritude, de maneira que pudéssemos fundamentar o nosso trabalho. Concluída esta primeira fase, o projeto pretende iniciar, assim que as aulas presenciais retornarem, ações de ensino e extensão, fundamentadas na pesquisa, como organizar oficinas de slam em escolas públicas de Camaquã que demonstrarem interesse em conhecer e participar de um campeonato interescolar. Assim, diversos temas de complexidade social poderão ser debatidos, mas sempre partindo da necessidade da reflexão sobre essas vozes que foram silenciadas e desautorizadas por tanto tempo .

 

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO IFSUL: REALIDADE E IDEALIZAÇÃO SOB O OLHAR DOCENTE

Coordenador: Tales Emilio Costa Amorim

A constituição dos Institutos Federais é recente e torna-se importante ampliar os estudos acerca dos componentes que compõem as matrizes curriculares dos diversos cursos dessas instituições. O presente estudo tem como objetivo conhecer, compreender e problematizar o cenário atual e o idealizado da Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). O estudo tem como público-alvo os/as professores/as de Educação Física do IFSul, efetivos/as e substitutos/as. O instrumento utilizado foi um questionário construído pelos/as pesquisadores/as e devidamente validado. Os/As docentes que aceitaram participar da pesquisa responderam a questões que permitirão um diagnóstico a respeito da realidade da Educação Física escolar na instituição, assim como o vislumbrar de um cenário ideal. Para realizar a análise quantitativa dos dados irá se recorrer a estatística descritiva e analítica. Na análise qualitativa será utilizada a análise de conteúdo. Os resultados permitirão potencializar o planejamento e a execução de futuras ações institucionais que visem a qualificação da área e de seus/suas servidores/as docentes.

 

SISTEMA SUPERVISÓRIO PARA MONITORAMENTO DA INFRAESTRUTURA PRESENTE EM UM DATA CENTER, BASEADO EM INTERNET DAS COISAS(IoT).

Coordenador: Marcelo Rios Kwecko

Bolsista: Eduardo da Silva Corrêa - TINF

O presente projeto de pesquisa procura propor uma solução, baseada no emprego da Internet das Coisas (IoT), que possibilite o monitoramento de certas grandezas presente em um datacenter, como temperatura, umidade e do fornecimento de energia pela concessionária, com o intuito de identificar alterações que  possam levar ameaças físicas aos computadores/servidores, devido à sensibilidade dos componentes eletrônicos, presentes neste tipo de ambientes.


 

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