Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de Extensão
Início do conteúdo da página

Projetos de Extensão

Escrito por Campus Camaqua | Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 22 de Outubro de 2025, 09h49 | Acessos: 5778

PROJETO: FECIC – Feira de Ciências do IFSul Camaquã

Considerando o compromisso dos Institutos Federais com a formação omnilateral dos alunos e o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a carência de ações para divulgação da cultura científica na região, o câmpus Camaquã promove sua  FECIC: Feira de Ciências do IFSul câmpus Camaquã que se originou da fusão dos tradicionais eventos: Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces e Feira de Tecnologia de Camaquã.

Durante o evento serão realizadas diversas ações com o propósito de promover a cultura científica regional, qualificando o aprendizado dos alunos e aproximando a comunidade externa com o IFSul, possibilitando parcerias para o desenvolvimento de arranjos locais.

A FECIC promove a realização, apresentação, avaliação e premiação de projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão, realizados por jovens dos níveis do Ensino Fundamental, Médio, da Educação Profissional de Nível Técnico e do Ensino Superior. Alunos de qualquer instituição de ensino podem submeter seus trabalhos, observando o regulamento do evento e suas próprias especificações.

O evento é aberto ao público e, além da mostra de trabalhos, contará com uma programação diversificada, oferecendo visitas guiadas pelo câmpus Camaquã através do projeto “Portas Abertas”, oficinas, palestras e atividades culturais.

Registros da XIV FECIC

 

PROJETO: Astromúsica - socialização, ciência e cultura, mente adentro, vida a fora.

Coordenador: Patrick Kovalscki

O Astromúsica – socialização, ciência e cultura, mente adentro, vida afora é uma experiência de imersão e comprometimento que envolve todos os sujeitos da educação do IFSUL câmpus Camaquã e comunidade local em uma atividade autogestionária de produção e usufruto de cultura, arte, socialização e ciência que culmina com um evento que dialoga, em uma mesma noite, por doze horas seguidas, toda essa diversidade. Sua proposta é possibilitar que estudantes, professores, servidores e comunidade possam ter um espaço e tempo para curtir ciência, música e cultura e curtirem-se uns aos outros na rica experiência de construir algo em comum.


PROJETO: Raízes: Educação Popular 

Projeto pioneiro em Camaquã e região, o Cursinho Raízes é um projeto de extensão do IFSul - campus Camaquã que tem por objetivo oferecer um curso preparatório para jovens e adultos das classes populares para que estes possam se qualificar para ingressar na universidade através das provas Enem.
O Raízes é um coletivo de educadores(as) a fim de tornar o conhecimento cada vez mais democrático e possibilitar que aqueles(as) pessoas que não disponham de recursos financeiros possam se preparar para os processos seletivos das universidades. 
As aulas são gravadas e depois disponibilizadas no canal do YouTube do cursinho: https://www.youtube.com/results?search_query=ra%C3%ADzes+educa%C3%A7%C3%A3o+popular

Para maiores informações, sigam nossas redes sociais
Twitter: @RaizesPopular
Instagram: @raizespopular

 

PROJETO: Jardim Sensorial do IFSul-Camaquã


 

O Jardim Sensorial é um ambiente paisagístico planejado com a finalidade de estimular e integrar os cinco sentidos humanos, promovendo uma interação completa e inclusiva com o meio natural. A estrutura do projeto consiste na divisão da área em cinco canteiros distintos, cada um dedicado ao estímulo de um sentido específico.

Estrutura dos Canteiros e Estímulos:

O jardim está segmentado da seguinte forma para maximizar a experiência sensorial:

1. Canteiro do TATO: Focado na variação de texturas, utilizando plantas com folhagens macias, ásperas ou rugosas.

2. Canteiro do OLFATO: Concentrado em espécies de alta intensidade aromática, como ervas medicinais e algumas flores perfumadas.

3. Canteiro da VISÃO: Utiliza o contraste de cores, formas e alturas de espécies vegetais para criar um cenário visualmente dinâmico e contemplativo.

4. Canteiro da AUDIÇÃO: Integra elementos que geram sons naturais, como plantas com folhas que produzem ruído ao se mover.

5. Canteiro do PALADAR: Dedicado a espécies comestíveis não tóxicas (sob supervisão), como pequenos frutos e ervas culinárias, para uma experiência gustativas.

Objetivos Principais:

•Inclusão e Acessibilidade.
•Reabilitação e Bem-Estar.
•Educação Ambiental.
•Integração Sensorial.
•Ser uma “sala de aula” ao ar livre.
•Um lugar para se conectar com a natureza.
•Sustentabilidade
•Criar e relembrar memórias.
Nosso Jardim Sensorial foi construído e é mantido por estudantes e servidores, sendo fruto de união e compartilhamento de saberes e vivências.
Te convidamos para interagir, tocar e sentir a natureza em toda a sua riqueza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página