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V Encontro de Práticas de Mediação de Leitura - 2021

  • Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 09h09
  • Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 09h10

O V Encontro de Práticas de Mediação de Leitura, realizado pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Camaquã e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul Campus Rolante, tendo como apoiadora a Câmara Rio-grandense do Livro, traz uma novidade este ano: um evento temático.

Desde 2017, diversos relatos de práticas de leitura foram apresentados, envolvendo questões étnicas, de gênero, de inclusão, evidenciando que o texto sempre está inserido em um contexto, e que a leitura une diversas áreas do conhecimento. Já debatemos práticas em diversos níveis de ensino, da Educação Básica, do Ensino Superior, e também fora do âmbito escolar, valorizando a importância do papel da biblioteca e, principalmente da biblioteca comunitária, na aproximação de livros e leitores. 

Por tudo isso, faz muito sentido, em 2021, ao falarmos de mediação de leitura e formação de leitor, dialogarmos com a comemoração do centenário do nascimento do educador Paulo Freire, cujas ideias sempre objetivaram uma sociedade mais igualitária, por meio das práticas libertadoras, que percebem a subjetividade dos indivíduos.   .

Paulo Freire uniu teoria e prática, centrando-se na construção de uma sociedade baseada na educação, e assim sendo, na leitura. Juntas, essas poderosas ferramentas aspiram a uma mudança democrática e emancipadora, por meio da consciência crítica. Ler jamais resumiu-se a um processo mecânico, sempre está relacionado a um universo mais amplo, um ato político, assim como é o processo educativo.

Ler é, acima de tudo, tentar entender a complexidade do mundo, dos sujeitos e de suas singularidades, assim, este encontro temático, busca relatos de experiências que evidenciem uma prática de leitura emancipatória, que almejam uma sociedade mais justa, como defendeu o patrono da educação brasileira. Aqui é mais um espaço para o mediador que compreende este olhar multidisciplinar sobre “a leitura do mundo que precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1988), e deseja uma transformação social por meio de suas ações. 

Inscrições pelo link -forms.gle/8c5z1UtiUuZc1ZKo7 até 13/10.

 

Comissão Organizadora

Ana Paula Cecato de Oliveira (IFRS Campus Rolante)

Daniel Affeldt (UFRGS)

Elisângela Mota Pires (IFSul - Campus Camaquã)

Sandra Beatriz Salenave de Brito (IFSul - Campus Camaquã)

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