Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > V Encontro de Práticas de Mediação de Leitura

V Encontro de Práticas de Mediação de Leitura

• Publicado: Quarta, 13 de Outubro de 2021, 15h49
  • Última atualização em Quarta, 13 de Outubro de 2021, 16h36

Estão abertas as inscrições para o V Encontro de Práticas de Mediação de Leitura, realizado pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul Campus Camaquã) e pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Rolante), tendo como apoiadora a Câmara Rio-grandense do Livro. Neste ano, traz uma novidade: um evento temático.
Desde 2017, diversos relatos de práticas de leitura foram apresentados, envolvendo questões étnicas, de gênero, de inclusão, evidenciando que o texto sempre está inserido em um contexto, e que a leitura une diversas áreas do conhecimento. Já debatemos práticas em diversos níveis de ensino, da Educação Básica, do Ensino Superior, e também fora do âmbito escolar, valorizando a importância do papel da biblioteca e, principalmente da biblioteca comunitária, na aproximação de livros e leitores.
Por tudo isso, faz muito sentido, em 2021, ao falarmos de mediação de leitura e formação de leitor, dialogarmos com a comemoração do centenário do nascimento do educador Paulo Freire, cujas ideias sempre objetivaram uma sociedade mais igualitária, por meio das práticas libertadoras, que percebem a subjetividade dos indivíduos. .
Paulo Freire uniu teoria e prática, centrando-se na construção de uma sociedade baseada na educação, e assim sendo, na leitura. Juntas, essas poderosas ferramentas aspiram a uma mudança democrática e emancipadora, por meio da consciência crítica. Ler jamais resumiu-se a um processo mecânico, sempre está relacionado a um universo mais amplo, um ato político, assim como é o processo educativo.
Ler é, acima de tudo, tentar entender a complexidade do mundo, dos sujeitos e de suas singularidades, assim, este encontro temático, traz relatos de experiências que evidenciam uma prática de leitura emancipatória, que almeja uma sociedade mais justa, como defendeu o patrono da educação brasileira. Aqui é mais um espaço para o mediador que compreende este olhar multidisciplinar sobre “a leitura do mundo que precede a leitura da palavra” (FREIRE, 1988), e deseja uma transformação social por meio de suas ações.

Faça sua inscrição aqui.