Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe do IFSul-Camaquã vai competir no maior evento de Robótica da América Latina.

• Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 17h10
  • Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 08h34

Orientados pelos professores Marcelo Azevedo e Mateus Jung, estudantes do campus participarão na Competição Latino-americana de Robótica (LARC) e a Competição Brasileira de Robótica (CBR) em São Paulo.

Os estudantes integram a equipe Graxaim Bots do IFSul-Camaquã, e competirão com alunos de nível médio e superior de todo o país, inclusive com participantes de escolas do México.

Estarão disputando na categoria IEEE SEK (Standart Education Kit), onde o desafio é montar dois robôs autônomos usando kits educacionais LEGO, que devem cooperar para resolver a tarefa. O desafio deste ano consiste em simular um gasoduto danificado submerso na água, preenchendo com dutos que estarão disponíveis na superfície para consertar o mesmo, como pode ser observado na figura abaixo.

O câmpus já participou desta competição em 2019 na Universidade Federal de Rio Grande (Furg).O grupo de estudantes é formado pelos cursos: Superior em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Técnico em Informática e Técnico em Automação Industrial.

De acordo com os professores responsáveis pelo projeto, o objetivo da equipe Graxaim Bots é incentivar a cultura da robótica em nossa região e possibilitar que os integrantes estimulem o raciocínio lógico e a criatividade para resolver situações que sejam impostas, para assim melhorar as qualificações e trazer novas experiências para todos.