Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana da consciência negra IFSUL câmpus Camaquã

Semana da consciência negra IFSUL câmpus Camaquã

Confira!

• Publicado: Sexta, 25 de Novembro de 2022, 09h02
  • Última atualização em Sexta, 25 de Novembro de 2022, 18h12
Entre os dias 18 e 21 de novembro de 2022, o NEABI - Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas do câmpus Camaquã - desenvolveu atividades para o exercício da consciência negra no auditório do câmpus com nossos servidores e estudantes.

Na sexta-feira, 18 de novembro de 2022, foi realizada a palestra Diálogos entre letras e vozes negras - Pão, texto e água: retrato da literatura quando negra apresentada pela prof. Me. Roberta Flores Pedroso - Doutoranda em Literatura, Sociedade e História da Literatura / UFRGS - e A voz da resistência - As slammers negras do século XXI - apresentada pelas estudantes Alice Barbosa Pereira, Hérika Leites França, Júlia do Amaral Gimenes, Karina Ribeiro Martins, orientadas pelas colegas profª. Drª. Sandra Salenave e Pérsida Pereira da Silva, TAE, técnica em contabilidade, mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, participante do GEPEJE CNPq/IFSul - Grupo de Estudos e Pesquisa em Juventudes e Educação, com a linha de pesquisa sobre Juventudes, Diversidades e Desigualdades.
Na palestra apresentada pelas pesquisadoras se produziu um diálogo entre as precursoras da literatura negra feminina e as novas vozes de jovens negras das periferias brasileiras.

Das precursoras da literatura negra feminina, a pesquisadora Roberta Pedroso destaca as obras de Maria Firmina, autora do primeiro romance escrito por uma escritora negra no Brasil e Carolina Maria de Jesus, escritora que impressionou a crítica literária nacional e internacional tendo sido traduzida para catorze idiomas e estudada em universidades no Brasil e no exterior.

Sobre as novas vozes de jovens negras, as pesquisadoras Alice Barbosa Pereira, Hérika Leites França, Júlia do Amaral Gimenes, Karina Ribeiro Martins, estudantes do IFSUL, apresentaram as precursoras do Slam no país, as regras dessa forma de expressão falada e interpretada apenas com a voz e com o corpo, tendo como temas as questões sociais e as formas de resistências cotidianas que, sobretudo, mulheres e meninas negras das periferias brasileiras enfrentam.

As estudantes que tiveram seu projeto premiado com menção honrosa na FECIC, na Mostra Científica do Litoral Norte Gaúcho foram selecionadas para apresentar o projeto na Feira Departamental de Ciência e Tecnologia no Paraguai em setembro de 2023. Elas participaram também do 1º Fórum: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSUL, realizado no câmpus Sapucaia no dia 21 de novembro de 2022 com programação de palestras sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08 que legisla sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena em todo o currículo da educação básica nacional e a política de cotas no Brasil, além de oficinas sobre a arte e cultura negra africana e afro-brasileira.

O 1º Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas teve a representação do NEABI do câmpus Camaquã pelos servidores prof. Me. Patrick Machado Kovalscki, coordenador do NEABI e a TAE Pérsida Pereira da Silva mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT, defendendo, principalmente, as políticas de permanência e êxito dos estudantes negros, quilombolas e indígenas em nossa instituição e as revisões dos dispositivos pedagógicos para que atendam as reivindiações dos movimentos sociais e intelectuais negros e indígenas que tensionam por essas políticas de reconhecimento e promoção étnico-racial.

A semana da consciência negra faz parte das atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo nas reuniões mensais do NEABI e na construção conjunta com a coordenadora do DEPEX, profª. Viviane Dalmoro e com o diretor geral, prof. Gabriel Rockenbach de Almeida junto à equipe de apoio ao ensino para a implementação de revisões dos dispositivos pedagógicos do câmpus e a proposição de atividades transversais de ensino, pesquisa e extensão para a educação de relações étnico-raciais.
Como um processo nascido dessas relações destaca-se a MIRE - mostra interdisciplinar de relações étnico-raciais que envolve ao longo do ano letivo todos os estudantes do ensino médio integrado na construção de instalações artísticas e científicas para apresentação no mês da consciência negra.

A II MIRE a ser desenvolvida em 2023 está sendo construída pelos membros do NEABI do câmpus junto com os demais colegas que se somam a essa grande mostra da diversidade étnica e racial que envolve ensino, aprendizagem, pesquisa, arte e comunicação como um trabalho que propõe a efetivação do nosso tripé educacional de ensino, pesquisa e extensão como processos pedagógicos indissociáveis.

No dia 03 de dezembro, em live a ser veiculada na página do IFSUL Camaquã no youtube será lançado o desafio coletivo de re-construirmos a MIRE que foi interrompida com a pandemia, e, que, retoma agora, com muito mais experiência, vontade e capacidade de buscarmos juntos uma educação efetivamente antirracista em nossa instituição e sociedade.
Pode ser uma imagem de 8 pessoas, pessoas em pé e área interna
Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé

Nenhuma descrição de foto disponível.