Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul estabelece orientações para prevenção, denúncia e tratamento de situações de risco e ameaça na instituição

Orientações buscam tranquilizar e informar a comunidade sobre procedimentos adotados na instituição para garantir a segurança e o bem-estar no ambiente acadêmico

• Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 09h17
  • Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 09h17

Com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da comunidade acadêmica, o IFSul estabeleceu, nesta quarta-feira (12), uma série de orientações para prevenção, denúncia e tratamento de situações de risco e ameaça na instituição. As orientações também buscam fortalecer as ações institucionais voltadas à promoção da cultura de paz no ambiente escolar.

Além dos procedimentos internos voltados à gestão dos câmpus e da Reitoria - que preveem as ações e condutas institucionais para cada tipo de situação de risco -, também foram estabelecidas orientações destinadas à comunidade acadêmica.

Confira de que forma a comunidade acadêmica pode fazer parte da cultura de paz no IFSul, colaborando com a prevenção, denúncia e tratamento de situações de risco e ameaça na instituição.

Recebimento de informações sobre situações de risco, ameaça ou denúncia

Qualquer pessoa da comunidade acadêmica interna ou externa que presenciar ou suspeitar de situações que possam representar risco à integridade física de estudantes e servidoras/es do IFSul deverá imediatamente entrar em contato com a direção-geral da sua unidade (cm-gabinete@ifsul.edu.br), presencialmente ou por e-mail, fornecendo o máximo de informações para identificação da situação observada. Verifique diretamente com a sua unidade o e-mail específico que será utilizado para este recebimento de informações.

Segurança e preservação da integridade física e emocional são prioridade

A servidora ou o servidor que acolher informações sobre situações de risco deverá estabelecer um ambiente tranquilo e de diálogo com quem relatar a situação, a fim de assegurar a sua integridade física e emocional e manter o sigilo nos termos legais. Além disso, o servidor ou servidora que acolher essas informações deverá seguir os procedimentos de segurança estabelecidos internamente para averiguação inicial da situação de risco, ameaça ou denúncia.

A partir da situação reportada à direção-geral do câmpus, todos os procedimentos institucionais internos deverão ser colocados em prática pela gestão da unidade, conforme as condutas estabelecidas para cada tipo de caso previsto. As ações previstas pelo documento incluem o acionamento de profissionais especializados e de órgãos de segurança competentes, encaminhamento de medidas institucionais, acolhimento às pessoas da comunidade, entre outros.

Estratégias de prevenção também incluem ações de conscientização

Além de prever estratégias de qualificação da vigilância nas unidades, as orientações também preveem a continuidade das ações institucionais de cunho educativo-pedagógico, bem como a disseminação desses materiais oficiais de conscientização sobre o tema. O objetivo da estratégia voltada às ações educativas é de fortalecer o momento de acolhida a possíveis denúncias de situações de risco e também de conscientizar a comunidade para que os canais de denúncia sejam corretamente utilizados, evitando disseminação de fake news e promovendo o bom uso dos serviços disponibilizados.

Nacionalmente, um conjunto de ações coordenadas também está sendo construído coletivamente entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e as instituições de educação profissional, científica e tecnológica de todo o Brasil. A previsão de lançamento da campanha pela paz nas instituições de ensino é no dia 28 de abril, em alusão ao Dia da Educação.

IFSul já possui iniciativas consolidadas de promoção da cultura de paz na instituição

O estímulo a uma cultura de paz na instituição, inclusive, já é alvo de campanhas consolidadas no instituto. O “IFSul livre de assédio”, por exemplo, lançado em 2021, é um amplo conjunto de ações do instituto com foco na prevenção e enfrentamento de situações e práticas abusivas de qualquer natureza dentro da instituição. Além de uma série de atividades formativas sobre as temáticas abarcadas pela campanha, a mobilização institucional tem como objetivo a construção de uma Política de Prevenção, Enfrentamento e Erradicação de Assédios e Violências. Saiba mais sobre a iniciativa e veja a última publicação da campanha sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Escolar.

A organização das ações do “IFSul livre de assédio” é realizada de forma coletiva por grupos de trabalho articulados com representantes da Reitoria e dos 14 câmpus do IFSul, agregando representatividade de diversos coletivos institucionais, como estudantes, docentes, diretores/as, setores ligados ao Sistema de Gestão da Ética, além de sindicatos, entre outros.