Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > No último dia 15, o IFSUL Camaquã recebeu o Projeto Gurias na Ciência, da FURG, para uma palestra.

O projeto, coordenado pela professora Vânia Lima, tem por objetivo promover o acesso ao conhecimento científico a estudantes, fortalecendo a representatividade feminina na ciência.

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h38
  • Última atualização em Segunda, 26 de Junho de 2023, 10h38

Os estudantes presentes, ao serem questionados como é um cientista no seu imaginário, responderam: homem, calvo, usando jaleco e óculos. Essa visão de cientista foi desconstruída a partir da apresentação de várias cientistas mulheres e suas descobertas em diferentes áreas de conhecimento frutos de muito estudo e investigações.

Segundo a professora Vânia, ser cientista é querer conhecer e entender mais sobre a natureza com intuito de que suas pesquisas sejam usadas e aprimoradas para o desenvolvimento da sociedade. Citou que a vacina para Covid-19 pode parecer ter sido desenvolvida de forma rápida para alguns, mas ressaltou que isso só foi possível porque há mais de 40 anos se pesquisa sobre vacinas para HIV e outros vírus. Gurias na Ciência encorajou as alunas a continuar nos estudos, a pesquisar, ao mesmo tempo em que incentivaram também os alunos a seguir com estudos e a apoiar as colegas mulheres.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, estudando, multidão e texto

Pode ser uma imagem de 2 pessoas, pessoas estudando e textoPode ser uma imagem de 1 pessoa, estudando e multidão
Pode ser uma imagem de 5 pessoas e texto

Pode ser uma imagem de 7 pessoas e mesa