Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Docente de Arte do IFSul-Camaquã participou de uma missão internacional representando o IFSul no I Guancasco Escultórico Internacional, em San Nicolás, Honduras

Durante o mês de junho a professora Catiuscia Dotto, docente de Arte no IFSul-Camaquã, participou de uma missão internacional representando o IFSul no I Guancasco Escultórico Internacional, em San Nicolás, Honduras.

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2023, 16h14
  • Última atualização em Quinta, 13 de Julho de 2023, 16h22
Guancasco em idioma lenca, nativo da região de Honduras, é uma forma de encontro entre diferentes culturas: o evento reuniu doze escultores, de Honduras, Espanha, Bolívia, China, El Salvador, Guatemala e Brasil, em torno da produção escultórica. Além do intercâmbio entre os artistas, que se ampliou para a comunidade através da vivência da cultura local, cada escultor produziu uma peça escultórica em grande formato, utilizando mármore. As esculturas vão compor o patrimônio artístico de San Nicolás e  estarão localizadas em seu passeio público, uma espécie de museu a céu aberto que será inaugurado nos próximos meses.
Não é a primeira vez que Catiuscia representa o Brasil em eventos desse caráter; ano passado esteve na Dinamarca e no ano anterior realizou uma escultura no Egito, possuindo obras públicas em mais de nove países. Todo seu trabalho artístico, que também é foco de sua investigação no doutorado em Poéticas Visuais (UFRGS), discute as relações do corpo-escultora ao movimentar-se para fazer escultura ou simplesmente ao existir em uma sociedade patriarcal. Muitas vezes, desenvolve em sua poética, metáforas desse feminino que habita com o desenvolvimento das plantas, como é o caso do trabalho realizado em Honduras. "Objeto II - Série acontece na primavera..." nasce em tempos de pandemia, quando, isolada no interior da cidade de Santa Maria, surge o interesse pelas sementes. Catiuscia realiza uma série de pequenas esculturas a partir das sementes que observa. A semente tem o potencial de preservar a vida, exatamente o que procurávamos fazer naquele longo ano de 2020; e germina quando existem condições ambientais favoráveis. São essas pequenas esculturas, que cabiam na palma da mão, que agora se tornam esculturas públicas, realizadas em encontros repletos de trocas, afetos e aprendizagens; pois a arte, para a artista, nada mais é do que encontro. Como artista e educadora, papéis indissociáveis em sua trajetória, a experiência em Honduras se reverbera diretamente em sala de aula, a partir da bagagem cultural e artística que compartilha com seus estudantes, e também através de propostas de ensino e extensão que desenvolve na instituição, quando amplia para a comunidade seu encanto e interesse pela Arte.
Seguem imagens do processo de trabalho, entalhando o mármore que foi retirado de canteiras no próprio município de San Nicolás, da escultura finalizada em exibição ainda no acampamento escultórico, com a ministra de Cultura de Honduras Anarella Vélez e a Coordenadora do evento Belkis Rodriguez, na inauguração do Guancasco; recebendo estudantes da rede de ensino de San Nicolás em torno de seu trabalho e com o grupo de artistas participantes do evento, entre eles Roberto Ventura, escultor hondureño e idealizador deste Guancasco.

Nenhuma descrição de foto disponível.

Pode ser uma imagem de 1 pessoa

Pode ser uma imagem de 5 pessoas