Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Astromúsica 2023 - Um evento construído para e pelos estudantes do IFSUL câmpus Camaquã

Entre a terceira sexta-feira de outubro e o sábado subsequente, das 19h da noite às 07h da manhã, cerca de 300 estudantes passaram 12 horas seguidas se divertindo e socializando durante a madrugada, através de atividades planejadas, organizadas e executadas por eles mesmos.

• Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 10h56
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 11h15
Este evento, incrivelmente, chega a sua 15ª edição neste ano de 2023. Diz-se incrivelmente porque em 2012, quando realizamos a primeira edição do evento apenas como parte da programação cultural de encerramento da FECIC (Feira de Ciências do IFSUL Camaquã), não imaginávamos a proporção que ele alcançaria. Em 2014, demos um grande salto no evento, criando a épica edição de virada. Desde então, o protagonismo dos estudantes tem sido cada vez mais incentivado para que produzam suas próprias formas de diversão e socialização.

A cada edição, os estudantes criam novas formas de diversão e socialização. Uma das atividades apresentadas nas duas edições mais recentes foi a competição de fisiculturismo denominada IF Olympia, que lotou o auditório da meia-noite às 02h da madrugada. Para ter uma ideia do alcance da capacidade de organização e criatividade dos estudantes, um vídeo postado em uma rede social teve mais de 650.000 visualizações e mais de 850 comentários nas primeiras 24 horas de publicação.
Nas edições mais recentes, praticamente todo o trabalho necessário para garantir a diversão, sem descuidar da segurança, foi realizado pelos estudantes. Planejamento, divulgação, proposição de atividades, organização de apresentações no palco, barracas de alimentos, observação astronômica, competições na quadra de esportes e auditório, tudo foi conduzido pelos estudantes do IFSUL Camaquã, com o apoio de seus professores, direção, técnicos administrativos e servidores terceirizados para garantir que tudo desse certo.

E, COMO DÁ CERTO!

As quinze edições do evento são a prova de que é possível, com um espírito de cooperação e comprometimento, ter uma escola que transcende as salas de aula. Ela forma, em cada um de seus alunos, agentes de aprendizado mútuo que aplicam o que aprendem em sala de aula, indo além dos conteúdos apresentados no quadro branco ou nas anotações esquematizadas nas folhas do caderno. Esses conhecimentos não seriam devidamente assimilados e aplicados na prática se não fossem vivenciados em momentos como esse, nos quais os estudantes têm provado suas capacidades de serem felizes juntos.

Texto: Professor Patrick Kovalski