IFSul-Camaquã inicia ano letivo de 2026 com programação especial de acolhimento
O retorno às aulas no IFSul – Camaquã foi marcado por uma programação organizada e acolhedora, organizada pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e Apoio ao Ensino.
O retorno às aulas no IFSul – Camaquã foi marcado por uma programação organizada e acolhedora, organizada pelo Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão e Apoio ao Ensino,envolvendo servidores e estudantes nos dias 9, 10 e 11 de fevereiro de 2026. As atividades tiveram como foco o planejamento pedagógico, a organização do ano letivo e a recepção da comunidade acadêmica.
A programação iniciou na segunda-feira (09) com um café de recepção aos servidores, promovendo integração e boas-vindas. Em seguida, a professora Natália Lima e a psicopedagoga Vera Schiviwscki apresentaram os estudantes atendidos pelo NAPNE, destacando suas potencialidades e acolhendo os novos estudantes.
À tarde, a pedagoga Solange Lopes e a servidora Graziele Rosales compartilharam suas pesquisas de mestrado que resultaram em atividades a serem desenvolvidas com os ingressantes, com foco no acolhimento e na transição do Ensino Fundamental para o Médio. Também houve orientação sobre a elaboração dos Planos de Ensino 2026 com a Supervisora Pâmella Klein, e o dia foi encerrado com momento de planejamento.
Na terça-feira, as atividades foram voltadas à organização e ao planejamento do ano letivo, incluindo a definição de critérios para saídas técnicas, a apresentação da sistemática de criação de novos cursos e o alinhamento dos calendários de eventos e formações para o semestre.
A quarta-feira marcou oficialmente o início das aulas com a recepção dos estudantes.Nos turnos da manhã, tarde e noite foram realizadas orientações gerais sobre cuidados com a escola, uso do celular e apresentação dos núcleos institucionais, como o NEABI, o NUGEDS e o NAPNE, reforçando o compromisso do câmpus com a inclusão, a diversidade e o respeito. Os estudantes dos primeiros anos participaram ainda de uma apresentação e dinâmica com a equipe do Apoio ao Ensino, além de um tour pelas dependências do câmpus, facilitando a adaptação ao novo espaço.
Com organização, acolhimento e planejamento, o IFSul-Camaquã inicia o ano letivo de 2026 reafirmando seu compromisso com uma educação pública, gratuita e de qualidade, pautada no cuidado, na inclusão
Redes Sociais