Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul envia cinco estudantes para a França

IFSul envia cinco estudantes para a França

Oportunidade foi viabilizada pelo programa Capes/Brafitec

• Publicado: Terça, 11 de Agosto de 2015, 14h44
  • Última atualização em Terça, 11 de Agosto de 2015, 17h38

A aluna da engenharia elétrica do câmpus Pelotas, Carolina Vieira, vai embarcar, nos próximos dias, para a França através de um intercâmbio oferecido pelo Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec). Outros quatro estudantes do curso de engenharia mecânica, do câmpus Sapucaia do Sul, Amanda Leitão, Jankiel Bisinela, Rafael Scherer e Rudy Haigert já começaram o intercâmbio. Eles viajaram no dia 30 de julho. Todos ficarão na França por 11 meses.

O estudante Rudy Haigert está animado e diz que pretende “extrair ao máximo os frutos desta conquista, adquirindo conhecimentos inovadores para a engenharia brasileira, bem como aperfeiçoando o aprendizado na língua francesa”. Rudy e o colega Rafael permanecerão um mês na cidade de Vichy, numa casa de família francesa, para o aperfeiçoamento do idioma, e, logo depois, irão para a cidade de Clermont-Ferrand, onde terão aulas de engenharia no Institut Français de Mécanique Avancée. Amanda e Jankiel ficarão os primeiros trinta dias na cidade de Albi, também para aquisição de um maior conhecimento da língua, e, após esse período, mudam para a cidade de Alès, onde terão aulas na École des Mines d’alès.

Como Amanda e Jankiel, Caroline - que viajará ainda no mês de agosto -  participará de um curso de imersão na língua francesa em Albi e seguirá para Alès, onde ficará hospedada e frequentará a École dês Mines d’Alès. “Sei que será uma experiência maravilhosa e bastante enriquecedora, no sentido de que aprenderei muito sobre o idioma e sobre o país”, prevê Caroline. A estudante está convicta de que o intercâmbio oferecerá oportunidades únicas na área contempladas pelo programa.

Segundo o professor Pedro Carlos Hernandez, um dos incentivadores da participação dos estudantes de Sapucaia no programa, os alunos contemplados ganharam a bolsa por meritocracia. “A determinação e o comprometimento desses alunos foram qualidades fundamentais para sua seleção ao programa. Além disso, o trabalho em equipe dos professores e dos demais profissionais do instituto foi essencial”, comenta.

A oportunidade deste intercâmbio foi viabilizada através de projeto aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), dentro do Programa de Cooperação Franco-Brasileira no âmbito da Formação de Engenheiros (Capes/Brafitec). Entre os objetivos da iniciativa estão as parcerias universitárias que incentivam a interação em ambos os países, aproximando alunos e estruturas curriculares. Além do IFSul, o consórcio envolve a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Positivo do Paraná e as francesas: École dês Mines d’Alès e a Institut Français de Mécanique Avancée. Para o IFSul, as áreas conveniadas são a Engenharia Elétrica e a Mecânica.

Critérios da seleção

O processo de seleção começou em 2014 e incluiu a participação em um curso de francês, exame de proficiência no idioma e entrevista. Quando receberam a confirmação de que foram contemplados com a bolsa de estudos, os alunos tiveram o desafio de aprender o idioma francês, pré-requisito necessário para participação no programa. Foram cerca de quatro meses de estudos da língua. Após, realizaram o exame e atingiram o nível intermediário B1. Todos os selecionados têm coeficiente de rendimento no curso acima de sete, mais de 70% do curso concluído e obtiveram rendimento no Enem acima de 600 pontos.

Assunto(s): brafitec , sapucaia , pelotas