Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto desenvolvido por alunas do IFSul Camaquã é selecionado para a FEBRACE

Projeto desenvolvido por alunas do IFSul Camaquã é selecionado para a FEBRACE

O projeto BB Green desenvolvido  no IFSul Camaquã foi selecionado para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da escola politécnica da USP ( FEBRACE)

• Publicado: Terça, 14 de Março de 2017, 09h52
  • Última atualização em Quarta, 15 de Março de 2017, 08h43

O trio de estudantes do curso Técnico em Controle Ambiental do IFSul/Camaquã formado por Eduarda Ehlert Vasconcelos, Gabriella Oliveira e Mariana Longaray sob orientação dos professores José Ricardo Turquetti e Simone Pohl, com o projeto BB Green, foram selecionados para a mostra de projetos FINALISTAS da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) a ser realizada em São Paulo-SP no período de 21 a 23 de março de 2017.

A FEBRACE é a maior feira de projetos do Brasil e envolve, anualmente, estudantes de ensino fundamental, médio e técnico de todo o Brasil, sendo, também, a responsável pela seleção, durante a mostra de finalistas, dos representantes do Brasil na ISEF, a maior feira de ciências do mundo.

O projeto desenvolvido pelas alunas  propõe a utilização da semente de corticeira do banhado para produzir o componente que dá cor aos pós faciais cosméticos (pigmento natural renovável) em substituição aos tradicionais pigmentos minerais que, apesar de não oferecerem riscos à saúde do usuário final do cosmético, podem ser eliminados desde o início da cadeia produtiva evitando sua exploração, processamento e descarte de seus resíduos, pois, podem conter metais pesados prejudiciais ao meio ambiente. Além da cor, a utilização da corticeira do banhado confere, também, uma forte identificação com o pampa Gaúcho pela propagação desta espécie nesta região do país.

O projeto recebe votação popular, e pode ser acompanhado na FEBRACE virtual pelo seguinte link: FEBRACE Virtual.  As votações vão até dia 23 de março.  Para votar basta acessar o link acima e clicar em "Curtir" , no canto superior da tela.