Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > O Encontro Césio 137: 30 anos

O Encontro Césio 137: 30 anos

Coordenado pelo professor Leandro Barbosa, o encontro Césio137: 30 anos da maior tragédia radiológica do Brasil, foi realizado nos dias 3, 4 e 5 de outubro, e teve como tema o acidente que ocorreu em 1987 em Goiânia, onde dois jovens catadores de sucatas encontraram abandonada em um ferro velho da cidade, uma cápsula com césio 137.

• Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2017, 16h39
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 09h38

O Encontro teve como objetivo relembrar esses 30 anos da tragédia, na perspectiva de “relembrar para não reviver”. O professor Leandro Barbosa disse: “Acredito que o Encontro cumpriu com os objetivos. Foram três dias de muitos debates sobre o tema que é amplo e que suscitou a abordagem em diferentes perspectivas, para públicos também distintos. Por exemplo, propiciou à abordagem da radiação sob o enfoque da química, da física, da biologia, da geografia, da história, da saúde, da legislação dentre outras áreas. Assuntos pertinentes aos estudantes de todos os cursos da instituição. Por outro lado, o público externo teve à oportunidade de se apropriar de conhecimentos para vida”.

Além disso o professor ressalta que os materiais e informações utilizadas para este evento foram além de livros e da internet, pois teve a participação de depoimentos das pessoas que estavam ligadas diretamente com o acidente. Assim, demonstrou que a tragédia não ficou apenas na história e sim, é algo presente. Leandro comentou também sobre a falta de memória dos brasileiros, “Nós, brasileiros, não temos a cultura de fazer memória dos fatos. Veja que até agora, passados 30 anos, o Memorial que foi prometido ser construído no local do acidente do Césio 137, não saiu do papel. Essa "falta de memória" é grave. Quando não relembramos os fatos, mais fácil de repeti-los”.

Os professores Endrigo Cunha Ribeiro, Cátia Mirela Barcellos, Edson Oliveira e Cristiano Specht contribuíram para que o evento tivesse seus objetivos alcançados.

Quem quiser ainda debater e rever este material escrito e a exposição fotográfica ficará à disposição das escolas das outras redes de ensino. O IFSul-Camaquã agradece a todos que colaboraram com a realização do encontro e também aos que o prestigiaram.