Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul-Camaquã garantem vagas em diversas universidades

Estudantes do IFSul-Camaquã garantem vagas em diversas universidades

O IFSul-Camaquã destaca os estudantes do curso técnico integrado que passaram em vestibulares.

• Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 08h56
  • Última atualização em Quinta, 01 de Março de 2018, 17h19

O IFSul Camaquã prioriza o desejo pelo conhecimento, assumindo o compromisso de ser um espaço de produção do saber e tendo como um importante desafio, formar cidadãos que sejam capazes de analisar situações, tomar decisões e colocá-las em prática de forma autônoma e responsável, levando em conta o próprio potencial e o respeito ao próximo. Além disso intensifica através de suas ações o propósito de ser uma instituição pública, gratuita e de qualidade.

Um dos reflexos da formação oferecida no câmpus foi a aprovação de estudantes do 4° ano dos cursos técnicos em automação industrial, controle ambiental e informática em universidades, o que tem sido uma agradável rotina para nossa escola, desde a formatura das primeiras turmas, em 2014. Como forma de reconhecimento a estas conquistas, resolvemos convidá-los para compartilharem esse momento importante de suas vidas. A seguir, resumimos a conversa que tivemos com um estudante de cada curso, que ingressarão na universidade em 2018.

“Me orgulho de ter conseguido chegar ao final do curso e passar em uma universidade.” Jéssica Souza

Jéssica Souza, tem 18 anos e cursa atualmente o técnico em automação industrial. Ao fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), foi aprovada em Letras-Português e Espanhol na FURG, assim como na UFRGS, pelo disputado vestibular desta instituição. Sua inspiração foi muito impulsionada por sua família (tem tia professora da área) e pelas aulas do profo Giliard Avila. Por ser mulher e negra, Jéssica se orgulha por passar pela trajetória do curso técnico, onde alguns não tiveram essa chance, e ingressar na universidade. Comenta ainda, Pretendo conquistar esses espaços que ainda possui um rótulo, dando aula em escolas em periferia para mostrar quem se espelha em mim como professora, que é possível. E estimular a população negra a conquistarem o que querem.

José Leonardo Medeiros, tem 19 anos e está no curso técnico em informática, além de já ser ingresso no curso de Publicidade e Propaganda (PP) na ULBRA de Canoas em 2017/2 pelo Programa Universidade para Todos (PROUNI). Sua rotina estudantil tem sido movimentada, pois viajar diariamente para uma cidade que não conhece, tem sido um dos grandes desafios que tem passado. Ressalta ainda que opção de realizar o curso de PP veio por meio de experiências vividas no IFSul-Camaquã, Quando me inscrevi para técnico em informática, nas primeiras aulas eu já havia me encantado, pois o conteúdo aplicado era Hardware, e eu sempre gostei mais do que Software. No decorrer do curso teve e a disciplina gestão e empreendedorismo, onde tive uma realidade diferente do técnico e me motivou a abrir meu próprio negócio no ramo da fotografia, com isso consegui conviver com várias pessoas. A prof° Larissa Tavares foi quem me ajudou, mostrando o mundo da comunicação e aplicando testes vocacionais com a minha turma. A partir disso comecei a pesquisar mais sobre os cursos da área e conversando com colegas descobri o curso de Publicidade e Propaganda, foi então que me identifiquei, poque além de ser publicidade tem a propaganda onde posso colocar o meu senso crítico.”

Gabriel Rocha, tem 18 anos e está cursando o técnico em Controle Ambiental, por meio do Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Relata a forma em que foi proporcionado o ensino do câmpus para ele, “O ensino que tive aqui no IFSul foi muito importante, pois mesmo não fazendo nenhum cursinho, consegui passar em uma universidade. E conheço pessoas que estudaram em escolas públicas e privadas e tiveram que ficar mais um ano de preparação com cursinho para conseguir passar, por isso me sinto com um diferencial ao ingressar em uma universidade”.

Abaixo segue a lista dos aprovados:

- Curso Técnico em Automação Industrial:

João Maciel Vasconcelos – Engenharia em Controle e Automação (UFPEL)

Jonas Lencine Von Anht – Engenharia em Controle e Automação (UFPEL)

Kaine Peglow – Física Médica (UFCSPA)

Leonardo Bobrowski Bidart – Medicina (UFPEL)

Leonardo Trapp – Design Digital (UFPEL)

Marques de Campos Sperb – Engenharia Elétrica (UFSM) e (FEEVALE) PROUNI

- Curso Técnico em Controle Ambiental

Fernanda Rafaela Bierhals – Nutrição (UFPEL)

Graciela Ferreira Borges – Agronomia (UERGS)

Letícia Maass – Gestão Ambiental (UFPEL)