Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul-Camaquã ganham prêmios em Mostra Científica Internacional

Estudantes do IFSul-Camaquã ganham prêmios em Mostra Científica Internacional

Mais uma das oportunidades que o IFSul-Camaquã proporciona para seus estudantes

• Publicado: Quarta, 31 de Outubro de 2018, 17h38
  • Última atualização em Quinta, 01 de Novembro de 2018, 18h18

Entre os dias 22 e 26 de outubro, estudantes do IFSul-Camaquã, de diferentes projetos, participaram de duas importantes eventos nacionais. O projeto “Café da Relatividade”, orientado pela professora Cátia Mirela Barcellos, esteve presente na 6ª FEBRAT (Feira Brasileira de Colégio de Aplicação e Escolas Técnicas), em Belo Horizonte.

A FEBRAT, um dos maiores eventos de divulgação científica tecnológica de Minas Gerais, ocorreu no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, Campus Pampulha e contou com mais de 200 apresentações de trabalhos, do Brasil todo, além de visitações, palestras e oficinas.

O integrante do projeto, Fernando Filho, relata sobre a experiência que adquiriu nesta feira, “apesar de não termos recebido nenhuma premiação, ganhamos em compartilhamento de experiências e aquisição de conhecimentos, além de conhecermos novas pessoas de diferentes lugares do Brasil”. O projeto, criado em 2014, ganhador de vários prêmios, é inspirado na metodologia denominada por Brown e Isaacs de World Café, e conta atualmente com seguintes integrantes: Amanda Longaray, Fernando Filho, Luana Amaral, Lucas Rocha e Rafaela Padilha.

( Coordenadora e integrantes do projeto Café da Relatividade na FEBRAT).

Já na MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada em Novo Hamburgo, 640 projetos de 17 países do mundo inteiro, foram apresentados e concorreram a prêmios. Neste grandioso evento, um dos principais do Brasil e da América do Sul, 4 projetos do IFSul-Camaquã marcaram presença: “Canal IFísica Rio Forte” e o “Café da Relatividade”, orientados pela professora Cátia Mirela Barcellos; o “TABUS: falando sobre tudo e mais um pouco”, orientado pela psicóloga Manoela Fernandes e o “Bioprospecção de plantas medicinais utilizadas pela tribo Guarani”, orientador pelo professor Vilmar Machado. E coroando o excelente trabalho realizado pelos projetos, 2 foram premiados:

• o “Café da Relatividade” recebeu o Prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência), sendo credenciado para a FENECIT, em Pernambuco e 2° lugar na Categoria Matemática e Física;
  • o “TABUS: falando sobre tudo e mais um pouco”, ganhou o credenciamento para a feira ESI, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e 1° lugar na Categoria Ciências Sociais, Comportamento e Arte.

( Premiação do projeto Café da Relatividade)

(Premiação do projeto TABUS: falando sobre tudo e mais um pouco)

Confira abaixo o depoimento dos integrantes dos projetos premiados da MOSTRATEC:

“Não imaginamos a proporção que tudo isso teria. Não criamos expectativas, nem nada. Apresentamos nosso projeto diversas vezes, para pessoas de diversos lugares do mundo. Foi sensacional e totalmente significativo na vida de cada integrante do projeto. Todas as coisas que ouvimos de visitantes e avaliadores, nos emocionaram. Foi bacana demais ouvir elogios, críticas construtivas e, também, ver sorrisos ao saberem mais sobre o projeto.” Integrante do “TABUS: falando sobre tudo e mais um pouco”.

“Gostaríamos que todos os jovens tivessem essa oportunidade. Adquirir essa imersão cultural, conhecer pessoas diferentes, culturas diferentes. Além disso, acredito que talvez não teríamos esse incentivo e preparo para participar em eventos como este, se estivéssemos em outra instituição. Vivemos em mundo de oportunidades e inovação”. Integrante do “Café da Relatividade”.