Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Três dias intensos de 9° Feira de Ciências do IFSul-Camaquã

Três dias intensos de 9° Feira de Ciências do IFSul-Camaquã

9° FECIC contou com muito aprendizado, conhecimento e atividades

• Publicado: Terça, 20 de Novembro de 2018, 11h07
  • Última atualização em Terça, 20 de Novembro de 2018, 11h30

Este ano, a 9° FECIC, ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de novembro, tendo como coordenadora do evento professora Caroline Wille. A Feira se originou da fusão dos tradicionais eventos: Mostra de Ciências Exatas e suas interfaces e Feira de Tecnologia de Camaquã.

A FECIC promove a realização, apresentação, avaliação e premiação de projetos realizados por alunos dos níveis de Ensino Fundamental, Médio, da Educação Profissional de Nível Técnico e do Ensino Superior.

Entre os três dias de eventos foram realizadas diversas atividades, como: 1° Encontro de professores de línguas do IFSul, Credenciamento, Peça de teatro: Fêmea: Alvo de Caça, Abertura da 9° FECIC, Entrega de Medalhas dos vencedores da Feira de 2017, Premiação do Selo do 8° aniversário do Câmpus, Palestra de abertura: Esporte, educação, ciência e sociedade: uma trajetória pessoal, com palestrante Dr. Pedro Rodrigues Curi Hallal (Reitor da UFPEL), oficinas, palestras, minicursos, cine debates, ocupação literária, exposições, apresentação do CRAS-Getúlio Vargas, a presença do Reitor Flávio Nunes, visitas dos Câmpus Bagé, Charqueadas e Sapiranga, estudantes egressos e a participação das escolas do município e região, premiações e peça de teatro: Censurados.

A coordenadora do evento relata, “A Feira foi uma oportunidade para que todos pudessem adquirir e partilhar conhecimentos e aprendizados, sem haver competição. Por isso pensamos em modificar a premiação, tornar os estudantes como destaques.”

Projetos que receberam Prêmio Destaque:

Ensino Fundamental: Ciências Humanas e suas tecnologias:

A Construção do Município de Camaquã.

Ensino Fundamental: Linguagens, códigos e suas tecnologias:

Festejos Farroupilha Otto Becker.

Família e Escola: Construção de um futuro melhor.

Ensino Fundamental: Ciências da Natureza e suas tecnologias:

Saneamento Básico Rural.

Iniciação à Robótica no Ensino Fundamental.

Canteiros Suspensos Reutilizando Galões de Água.

Ensino Técnico: Ciências Exatas e da Terra:

Café da Relatividade: Uma estratégia de discussão de Física Moderna e Contemporânea.

Canal IFísica e o estudante.

Volta PC! Uma estratégia para promover a sustentabilidade e inclusão digital.

Ensino Técnico: Ciências Biológicas e da Saúde:

Bioprospecção de plantas medicinais utilizadas pela Tribo Guarani (Camaquã-RS) para tratamento de infecções causadas por microrganismo.

Avaliação de métodos de higienização e desinfecção de coletores menstruais.

Coleção de Antropodes da microrregião de Camaquã-RS.

Ensino Técnico: Ciências Humanas, Comportamentais e Artes:

Projeto TABUS – falando sobre tudo e mais um pouco: uma estratégia de prevenção do sofrimento psíquico e proporção da saúde dos estudantes do ensino médio integrado.

A representação do desembarque dos Aliados através da imprensa brasileira.

A Relação Entre Psicopata e Serial Killer.

Ensino Técnico: Engenharias:

Contador de Espira no Processo de Bobinagem.

FRED – Forno de Resistência Elétrica DUMB.

APLSM – Aplicação do Programa 5S no Laboratório de Mecânica.

Ensino Técnico: Informática:

QuaIFica – Plataforma de Apoio aos Vestibulandos dos Institutos Federais.

PlaMaNA: Plataforma de Monitoramento do Nível de Águas.

3Dif.

Ensino Técnico: Meio Ambiente:

Resíduos de Arroz. Faça seu papel!

Ecoeficiência em Prática Aplicações de Conceitos em Sustentabilidade na Comunidade Camaquense.

Aproveitamento do lodo de tanque de piscicultura em cultivo de alface.

Ensino Técnico: Ensino e extensão:

ECOando: educação e sustentabilidade na infância.

Era Uma Vez: A literatura infantil e seus reflexos na escrita.

Uma Conversa Fora do Armário.

Ensino Superior: Informática:

Teslaweb

Speakster.

Ensino Superior: Ensino e extensão:

Implantação de hortas escolares por alunos do PET Agronomia UFPEL em escolar de Pelotas.

Digestão Cultural.

Ensino Superior: Engenharias:

Robô Delta.

Os projetos Café da Relatividade, Canal IFísica Rio Forte, ECOando, TABUS e Avaliação de métodos de higienização e desinfecção de coletores menstruais, receberam além dos destaques, irão disputar 2 vagas para MOSTRATEC.

O IFSul-Camaquã parabeniza a todos os estudantes premiados e agradece a presença de todos no evento. Além disso, ressaltamos aos premiados que gostariam de receber seus troféus e medalhas, a partir do dia 28 de novembro (quarta-feira), às 13h30, poderão retirar no Câmpus com a professora Caroline Wille.

Confira aqui os registros da 9°FECIC.