Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Envolve IFSul: Ciência e criatividade a serviço do meio ambiente

Envolve IFSul: Ciência e criatividade a serviço do meio ambiente

Dois dias, 28 participantes, 14 câmpus, apenas um desafio e muitas ideias

• Publicado: Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 11h04
  • Última atualização em Quarta, 19 de Dezembro de 2018, 11h04

A primeira edição do Envolve IFSul iniciou no dia 11 de dezembro (terça-feira), onde os estudantes foram recepcionados pela Reitoria do IFSul e logo após conheceram os pontos turísticos da cidade de Pelotas. No segundo dia, 12 de dezembro (quarta-feira) a atividade mobilizou estudantes em torno da proposição de ideias inovadoras para um problema desafiador. As equipes foram formadas e conheceram o tema do desafio: buscar soluções para o uso racional da água na instituição.

Com isso, os estudantes colocaram a mão na massa. Os participantes ficaram reunidos ao longo dos dois dias de evento (12 e 13), compartilhando ideias e conhecimentos com suas equipes, e dispondo a criatividade que possuem, para a elaboração do projeto. Cada equipe, sorteada, contou com quatro participantes, e todos os projetos tinham que ser apresentados no dia 13 de dezembro (quinta-feira), quando seria eleita a proposta vencedora.

Do IFSul-Câmpus Camaquã, participaram os estudantes Felipe Bartz, do Curso Técnico em Automação Industrial, e a Rafaela Padilha, do Curso Técnico em Controle Industrial, os quais relataram a oportunidade de participar deste evento e suas experiências:

Foi uma experiência maravilhosa participar deste evento, pois conhecemos durante esses três dias, pessoas de diferentes câmpus, trocamos experiências e conhecimentos importantes como estudantes. Foi um evento diferente das feiras que participamos, pois nunca imaginei que poderíamos criar projetos em dois dias”, comentário de Rafaela.

O projeto que ficou em primeiro lugar foi apresentado pelo grupo “Metamorfose”, do qual fez parte o estudante do Câmpus Camaquã, Felipe Bartz, junto com Isabela Ortiz de Tunes Ramos (Câmpus Pelotas-Visconde da Graça), Josielhe Gonçalves Soares (Câmpus Santana do Livramento) e Maria Castilhos da Rosa (Câmpus Pelotas-Visconde da Graça). A ideia da equipe consiste em desenvolver um programa para controle e análise da quantidade de água consumida, por meio do uso de sensores de vazão, possibilitando identificar possíveis problemas e desperdícios, além da elaboração e divulgação de curiosidades e informações sobre a água como fundamento sustentável. O estudante Felipe Bartz, comenta sobre o evento:

Estou no 4° ano e essa foi a minha última viagem como estudante do IFSul-Camaquã, posso dizer que fechei com chave de ouro, pois foi muito bom ter participado, conquistei novas amizades, além de ter aprendido bastante com as minhas colegas de equipe.

Fiquei feliz quando soube que meu grupo ficou em 1° lugar. Saber que contribuí para melhoria dos Câmpus, é gratificante.”

Após apresentação dos trabalhos, o reitor Flávio Nunes se comprometeu a conversar com a organização do evento e avaliar a viabilidade das propostas apresentadas.

A expectativa do diretor-geral do Câmpus, professor Tales Amorim, é de que não somente este projeto, mas também os demais, possam ser colocados em prática e que o ENVOLVE tenha outras edições, estimulando os estudantes a pensarem em soluções para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.