Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > I Gincana Literária no IFSul-Camaquã

I Gincana Literária no IFSul-Camaquã

I Gincana Literária dos 2° anos do Curso Integrado, ocorre desde 29 de janeiro até 22 de fevereiro no IFSul-Camaquã
  • Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 12h08
  • Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 12h08

Atividades de integração e muita literatura, assim está sendo as aulas das disciplinas em línguas e história. Os estudantes dos 2° anos do curso integrado, realizam I Gincana Literária, confira os desafios a serem cumpridos abaixo:

1) Formação de equipes com 3 a 6 integrantes.

2) Dar um nome a equipe que evidencie a importância da leitura ou algum livro preferido da equipe.

3) Criar um grito de guerra que será dito sempre antes da apresentação de qualquer atividade.

4) Pedágio literário em um ponto determinado do IFSul em um local e data determinado pela professora, distribuir 20 poemas de escritoras brasileiras.

5) Apresentar um telejornal na aula entre 3 e 5 minutos que falará sobre a importância da leitura (trazer dados – sugestão: ver gráficos do Livro Retratos da Leitura no Brasil e citar uma entrevista com, pelo menos, dois servidores do IFSul que responderá a seguinte pergunta: por que a leitura literária é importante para estudantes do ensino médio? - O número de apresentadores quem define é o grupo.

6) Leitura de um conto: no 1º período e, no 2º período, cada integrante do grupo conta a história para os demais colegas. Só pontua se todos os participantes do grupo falarem sobre um pequeno trecho.

7) Foto criativa na biblioteca com a hashtag #BibliotecaIFSulCamaquã (válido para Facebook e Instagram). Bônus: curtida de todos os integrantes da equipe da página da biblioteca no Facebook. Dia da postagem: até 13/02

8) Quizz – filmes, séries, livros

A atividade teve como objetivo fazer com que os estudantes pesquisassem sobre a importância da leitura, se envolvessem com o espaço da biblioteca, realizassem atividades que pudessem conhecer escritores contemporâneos como Graciliano Ramos, Rubem Fonseca, Luis Fernando Veríssimo, Moacir Sclyar e, principalmente, a visibilidade das mulheres na literatura brasileira, como Cecília Meireles, Adélia Prado, Ana Cristina Cesar, Conceição Evaristo, Clarice LInspector, Cora Coralina, entre tantas outras.

O tempo todo não se buscou uma competição, já que todos serão avaliados na disciplina pelo empenho, mas a equipe que atingir mais pontos em cada turma receberá simbolicamente uma caixa de bis. Bibliotecários, professores de línguas e história também se envolveram na avaliação das atividades.

Acesse as fotos aqui