Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > III Encontro dos Saberes Inclusivos no IFSul-Camaquã é um sucesso
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

III Encontro dos Saberes Inclusivos no IFSul-Camaquã é um sucesso

No dia 11/9 (Quarta-feira), o IFSul-Camaquã realizou o III Encontro dos Saberes Inclusivos.

  • Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 14h49
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 15h07

No dia 11/9 (Quarta-feira), o IFSul-Camaquã realizou o III Encontro dos Saberes Inclusivos, no auditório do câmpus, coordenado pelo Núcleo de Apoio das Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) em parceria com a APAE-Camaquã e que reuniu 200 participantes, entre servidores e estudantes do câmpus, servidores da educação e da saúde da rede pública e privada de Camaquã e região.

No turno da manhã, após a abertura oficial, estudantes da APAE Camaquã apresentaram um teatro musical com o tema Rei Leão. Após, o evento contou com a palestra do professor Dr. Fábio dos Santos Gonçalves, sobre o tema “As cotas como direito de reparação”. Concluindo o turno da manhã, foi a vez da palestra com o título “Deficiência e Educação como Direito: desafios e caminhos possíveis”, com a professora Drª. Rita de Cássia Rodriguez.

Já no turno da tarde começou com a apresentação de uma produção de tecnologia assistiva do estudante formando do curso superior de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSul-Camaquã, João Pedro Sabbado, chamada “Speakster”, orientado pelo professor mestre Mateus Jung. Seguindo a programação, mediada pela professora mestra Rosane Bom, ocorreu uma mesa de debate com o tema “Uma conversa sobre deficiência intelectual e autismo na escola”, que contou com as falas das professoras especialista Débora Luiza Schuck Jacks e doutora Gabriele Radünz Krüger.

Na última parte do evento, foram realizadas 06 oficinas de temas relacionados ao encontro:

Deficiência Intelectual e suas intervenções pedagógicas e técnicas, ministrada pela Psicóloga especialista Daniela Araújo Triboli e Pedagoga especialista Jéssica Katrine G. de Souza;

Adaptações de materiais e jogos pedagógicos para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, ministrada pela Terapeuta Ocupacional Michelle Suriz e a Especialista Sabrina Freitas;

Como transformar a ansiedade, ministrada pela Assistente Social doutora Ana Paula Nedel e a massoterapeuta especialista Heloísa Maria Wachter;

Atividade física para pessoa com deficiência, ministrada pela Professora doutora Gabriele Radünz Krüger;

Dislexia: A Escrita nas Entrelinhas, ministrada pela Fonoaudióloga e psicopedagoga especialista Juliana Peter;

Discalculia: superando as dificuldades através do lúdico, ministrada pela Professora especialista Roseni Martins Florisbal.

 

O Diretor-geral do câmpus Camaquã, relata que “o evento foi um sucesso, como já era por mim esperado, devido à equipe de trabalho, à parceria com a APAE e à qualidade dos(as) palestrantes e oficineiros(as). Para mim como diretor e como colega, é uma grande alegria ter um grupo tão comprometido e capaz em nossa escola. E agradece “Agradeço e parabenizo a cada pessoa que contribuiu para que este dia fosse tão significativamente positivo, assim como sou grato pela confiança depositada por todas as pessoas que se inscreveram e vieram participar de um evento deste porte, com uma temática tão relevante e necessária.

A servidora Luciana Fraga, responsável pelo NAPNE- Camaquãressalta "É impossível falar em inclusão, sem ter o sentimento de empatia, de doação e de amor ao próximo. O III Encontro mostrou muito sobre esses temas, seja no desprendimento dos palestrantes, profissionais conceituados nas suas áreas, que dedicaram seu tempo para a partilha de conhecimentos. Seja através da presença do público, que não se intimidou pelo mau tempo e veio até o IFSul buscando adquirir e também partilhar saberes e experiências, para por sua vez, levá-lo até suas escolas, suas crianças. Ao final do evento, ficou o sentimento de gratidão pela colaboração de todos (colegas, convidados e participantes) e o desejo de repetir a experiência e aperfeiçoar cada vez esse projeto."

 

O NAPNE do IFSul-Camaquã agradece a presença de todos que compareceram no encontro, assim como a quem contribuiu com palestras e oficinas.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página