Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 10ª Feira de Ciência do IFSul-Camaquã

10ª Feira de Ciência do IFSul-Camaquã

Nos últimos dias 02,03 e 04 ocorreu a 10ª edição da Feira de Ciências do IFSul-Camaquã. Uma edição cheia de simbolismos.

• Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 15h07
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 08h38

A Feira de Ciências do IFSul-Camaquã se originou da fusão de dois tradicionais eventos: Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces e Feira de Tecnologia de Camaquã e sempre buscou estimular estudantes do câmpus e de outras escolas a desenvolverem projetos científicos, além de oferecer muitas oportunidades de integração por meio dos diversos saberes que devem estar presentes na formação educativa e humana. E por esta razão que durante o evento são realizadas diversas ações com o propósito de promover a integração regional por meio da educação, qualificando o aprendizado de estudantes e aproximando a comunidade externa com o IFSul.

O evento, sempre aberto à comunidade, foi coordenado esse ano pelo professor João Junior da Silva Machado e pela professora Vitória Maria Serafim. A abertura, com direito a um auditório lotado, foi realizada no primeiro dia (02/10) e contou com a presença da pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Duarte e do Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul, Vinicius Martins, assim como do vice-prefeito de Camaquã, Jair Martins, de servidores(as), palestrantes, estudantes egressos, estudantes atuais e estudantes futuros. A palestra de abertura: “Bioeconomia: contexto, oportunidades e desafios” ministrada pelo professor Dr. Omar Benedetti, veio ao encontro do tema da Feira “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

Na terça, dia 03, os participantes puderam prestigiar a palestra “Todos podem aprender: mas não é fácil” com a professora Esther Grossi; escolas do município e região visitaram o câmpus fazendo parte do projeto “Escola Aberta”, ação que oportuniza a visita de escolas para conhecerem a estrutura e o trabalho do câmpus. Nesse mesmo dia, ocorreram diversas oficinas além da apresentação cultural com a orquesta do CRAS Getúlio Vargas. Veja a diversidade da programação, no link: https://www.even3.com.br/xfecic/

O último dia de Feira (04/10) foi marcado por mais apresentações de trabalhos avaliados por bancas, oficinas, apresentação de trabalhos e pela palestra ministrada pelo professor Dr. Paulo Taddei, intitulada “Brasil: A crise na educação é uma crise para a educação”. Antes da cerimônia de premiação, ocorreram a entrega de certificados da 22ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e a apresentação da banda marcial da EMEF Marina de Godoy Netto. Como não poderia deixar de ser, a FECIC encerrou com a cerimônia de premiação e com o discurso final dos organizadores. Para saber os projetos premiados com destaque, acesse o link: https://fecic.com.br/premiacao.html

Sobre os simbolismos, faz-se importante dizer que foi a Feira com menor investimento financeiro da história, mas que com o trabalho e dedicação de servidores(as) e estudantes, se ofereceu um evento de alta qualidade, diversificado e com números significativos de projetos inscritos, de instituições participantes e de atividades direcionadas para estudantes. O incentivo cada vez maior para a participação de meninas em projetos também merece destaque, assim como a participação crescente de representações institucionais de outros municípios.

O Diretor-geral do câmpus, professor Dr. Tales Amorim afirmou ao final do evento: “Agradeço a participação de todas as escolas e universidades, estudantes, professores e professoras, por terem nos dado o melhor retorno que poderíamos ter em momentos tão difíceis e desafiadores. Confiaram mais uma vez no IFSul-Camaquã e lotaram a nossa Feira de Ciências, podendo conhecer um pouco do que fazemos há 9 anos. Parabéns a toda a equipe de apoio pelo empenho em organizar o evento, em especial à coordenação, este ano executada brilhantemente pelo João e pela Vitória. Um evento para nos orgulharmos e para ter a certeza de que estamos cada vez mais fortes”.