Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > NOTA OFICIAL

NOTA OFICIAL

O IFSul-Camaquã NÃO fecha! O IFSul-Camaquã está cada vez mais forte, muito forte!!!

• Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 13h49
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 14h02

NOTA OFICIAL

O IFSul-Camaquã NÃO fecha!

O IFSul-Camaquã está cada vez mais forte, muito forte!!!

No dia 2 de outubro, o câmpus Camaquã teve 19,7% do orçamento de custeio desbloqueado, atingindo o percentual de 80% do previsto e que norteou todo o planejamento para 2019. Este percentual permite, graças às medidas tomadas pela gestão quando do bloqueio e à compreensão e empenho da comunidade escolar, que o ano letivo de 2019 seja cumprido em sua integralidade. O IFSul-Camaquã não fechará!

Em junho de 2019, após o anúncio do bloqueio de 37,1% do orçamento, medidas drásticas e penosas precisaram ser tomadas para que o câmpus mantivesse suas atividades básicas, visando minimizar ao máximo a chance de centenas de estudantes interromperem seus estudos. Exclusão de postos de trabalho terceirizados, redução de estagiários(as), diminuição de viagens de estudantes para participação em eventos e visitas técnicas e suspensão de alguns contratos de serviços, foram algumas ações conduzidas e que impactaram negativamente no que nossa escola costuma oferecer à comunidade.

Não havendo qualquer certeza de que haveria desbloqueio, assim como, se houvesse, em que momento ocorreria e em que percentual, a sensação de insegurança atingiu fortemente não somente a gestão do câmpus, responsável direta por todas as responsabilidades ligadas ao funcionamento da escola, mas também de forma muito negativa, impactou 100 servidores(as), 660 estudantes e suas famílias.

Mas foi justamente nestes momentos tão tensos e delicados que o câmpus ficou mais forte. Afinal, a certeza que a comunidade escolar tem de que a educação pública, gratuita de qualidade comprovada oferecida pelo IFSul-Camaquã ao longo de seus 9 anos de história não poderia sucumbir ao cenário imposto, fez com que muitas ações fossem mantidas e que, de forma mais do que ousada, inclusive se planejasse o futuro do câmpus, com novos cursos, mais vagas e aumento no número de oportunidades de formação oferecidas.

Que a educação pública seja alvo de mais investimentos, e que a sociedade tenha a compreensão de que sendo gratuita, terá mais chance de atender a maior parcela da população e que sendo de qualidade, desenvolverá mais e melhor a nação, buscando incessantemente a igualdade, a equidade, a justiça social, pela oportunidade de formação educativa a todos.

Que estes últimos meses de 2019 e que o ano de 2020 nos tragam a tranquilidade e as condições necessárias para que se possa trabalhar com a qualidade desejada pelos(as) servidores(as) e esperada pelos(as) estudantes e suas famílias.

O vestibular está aí, e nossa escola está pronta para receber mais 184 estudantes, em 5 cursos, do ensino médio ao superior!

Estamos prontos a qualificar mais ainda o nosso “Mundo de Oportunidades”!

O IFSul-Camaquã está cada vez mais forte!

Prof. Tales Amorim

Diretor-geral do IFSul-Camaquã