Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projetos do IFSul-Camaquã são premiados em eventos científicos nacionais e representam o Brasil em feiras internacionais

Dois projetos do IFSul-Camaquã se destacaram na MOSTRATEC 2018, colhendo frutos em 2019 e sabendo que 2020 promete: o TABUS e o Café da Relatividade.

• Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 11h05
  • Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 11h05

A MOSTRATEC é uma feira de ciências e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, e é destinada à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

Uma das premiações mais aguardadas da MOSTRATEC é o credenciamento dos projetos destaque para eventos científicos nacionais e internacionais. E dois projetos do IFSul-Camaquã se destacaram na edição de 2018, colhendo frutos em 2019 e sabendo que 2020 promete: o TABUS e o Café da Relatividade.

As estudantes Bruna Stifft, Gabriela Blanco e Felipe Bartz, integrantes do Projeto “TABUS - Falando sobre tudo e mais um pouco: uma estratégia de prevenção do sofrimento psíquico e promoção da saúde dos estudantes do ensino médio integrado” representaram o Brasil na Expo-Sciences International 2019 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, após vencerem a MOSTRATEC 2018 na categoria “Ciências Sociais, Comportamentais e Artes”. Na participação do projeto na ESI2019, os estudantes tiveram a coordenação do professor Dr. William Nitschke.

O Projeto “Café da Relatividade”, representado pelos estudantes Fernando Filho e Amanda Longaray, e sob a orientação da professora Mestre Cátia Barcellos, após receber o Prêmio ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) na MOSTRATEC 2018, credenciou-se para a FENECIT (Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia), que ocorreu de 8 a 12 de outubro, em Olinda-PE. E neste evento, o Café conquistou mais uma premiação, desta vez na categoria “Exatas e da Terra” e credenciou-se para a Expo-Sciences Europe, na Romênia, em julho de 2020.

O diretor-geral do câmpus, professor Dr. Tales Amorim, resumiu a alegria pelas conquistas: “É motivo de muito orgulho para nossa escola e creio que para a comunidade de Camaquã e região também, termos tantos projetos de qualidade sendo desenvolvidos em uma escola pública e recebendo tanto destaque. E assim é desde o início de nossos 9 anos de história. Mesmo diante de tantas e diversas dificuldades que temos enfrentado, a meninada tem se destacado, graças à capacidade que possuem e ao empenho para representar tão bem a escola, a cidade e a região e agora, o país. Servidores e servidoras que orientam os projetos demonstram sua competência e colocam seus conhecimentos ao dispor da ciência e da formação educativa dos estudantes. Os resultados são incríveis, não somente pela premiação e credenciamento para feiras nacionais e internacionais, mas especialmente pelo reconhecimento que temos tido dos jovens estudantes e de suas famílias, assim como dos avaliadores de nossos projetos, que são reflexo do trabalho desenvolvido no cotidiano do IFSul-Camaquã.”