Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Volta às aulas e semana de formação no IFSul – Camaquã

Volta às aulas e semana de formação no IFSul – Camaquã

No último dia (12) iniciou o ano letivo de 2020 no câmpus Camaquã.

• Publicado: Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h10
  • Última atualização em Sexta, 14 de Fevereiro de 2020, 16h15

No último dia (12) iniciou o ano letivo de 2020 no câmpus Camaquã. O Diretor-geral, professor Tales Amorim e o Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPEX), professor Guilherme Schirmer, coordenaram a recepção de todos(as) os(as) estudantes no auditório do câmpus. Todos(as) foram recebidos(as) com um Mural Boas Vindas e um espaço visual com notícias do IFSul–Camaquã ao longo de seus quase 10 anos de história.

Ao longo dos três turnos, 182 estudantes ingressantes foram recebidos. Nos turnos da manhã e tarde, após a recepção, os(as) estudantes prestigiaram uma palestra com o professor Patrick Kovaslki, responsável pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), sobre as questões étnicos-raciais dos povos indígenas. No turno da tarde, a professora Cristine Lima e o cineasta Carlos Guarani, ambos indígenas, também interagiram com estudantes e servidores(as).

Mas a semana foi repleta de atividades para os(as) servidores(as). Após a recepção com um café da manhã no Espaço de Convivência, teve início a tradicional “Semana de Formação”, coordenada e executada pelo DEPEX e Equipe de Apoio ao Ensino. As seguintes atividades compuseram a Semana:

Relato de experiência sobre “Avaliação: Teoria e prática”;

Relato de experiências “Metodologias ativas na educação”, com os professores Mateus Jung e Fábio Sperotto;

Palestra sobre “Atividades pedagógicas com projetos”, com a professora Cátia Barcellos e estudantes dos projetos Café da Relatividade e Canal IFísica Rio Forte;

Palestra com o tema “Educação profissional e seus desafios no contexto da IV Revolução Industrial”, com o professor Roberto Rafael Dias da Silva, da UNISINOS;

Formação sobre “SUAP Edu”, com a servidora Roselia Souza, da Pró-Reitoria de Ensino;

Reunião de formação sobre “Acolhimento a estudantes com necessidades educacionais específicas”, coordenada pela professora Renata Scherer;

Vivência cultural” na aldeia indígena Yvy’ã Poty.

Clique aqui e acompanhe alguns registros da semana.