Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul-Camaquã realizará ações de interação com estudantes de todos os cursos

IFSul-Camaquã realizará ações de interação com estudantes de todos os cursos

A partir da próxima segunda-feira (18), até o dia 3 de junho, o câmpus Camaquã irá colocar em prática o “Projeto: interagindo  em tempos de Pandemia e Distanciamento Social”, que visa a aproximação da escola com os(as) estudantes, por meio de uma diversidade de tipos de atividades.

• Publicado: Sexta, 15 de Mai de 2020, 21h06
  • Última atualização em Sexta, 15 de Mai de 2020, 22h02

Com atividades presenciais suspensas desde o dia 16 de março, algumas ações foram realizadas por iniciativas de servidores, mantendo contato com estudantes. Após a primeira prorrogação da suspensão, o câmpus elaborou e executou pesquisa, buscando contato com todos(as) os(as) estudantes, a respeito do acesso à internet. Era preciso saber, quantos(as) estudantes tinham acesso, assim como a frequência e qualidade deste. Apenas após estes resultados é que o câmpus poderia sistematizar uma proposta de aproximação em larga escala, que não promovesse a desigualdade entre os(as) estudantes.

Os resultados indicaram que 97% dos(as) estudantes do câmpus possuem ao menos algum tipo de acesso à internet. No entanto, 15,3% destes, informaram possuir alguma limitação de acesso. Além disso, os 3% que não foram acessados com o uso da internet, foram buscados por meio de ligações telefônicas. Desta forma, com o mapeamento completo, partiu-se para a construção do Projeto que será realizado a partir de segunda(18).

Em posse destas informações, foram organizadas as formas de chegada das atividades para todos(as), conforme resumidas a seguir:
1. Disponibilização pela internet (WhatsApp, YouTube, Moodle, E-mail)
2. Coleta (estudante ou pessoa autorizada irá até o câmpus em dia e horário agendado para retirada de material)
3. Entrega (o câmpus encaminhará o material até o(a) estudante que residir em local de difícil acesso e que tenha impossibilidade de deslocamento)

Importante deixar claro que as atividades são de livre adesão, ou seja, não há a obrigatoriedade de participação. Sendo assim, não haverá registro de presença/participação assim como qualquer tipo de avaliação que contabilize para as ações formais das disciplinas e dos cursos do câmpus. Tal fato só poderia ocorrer se o calendário letivo estivesse em andamento.

Para acessar o cronograma de atividades, clique aqui.

Pedimos que os(as) estudantes fiquem atentos(as) nos dias e horários das Lives, nas datas de lançamento de cada atividade, assim como o meio de divulgação. Caso tenham alguma dificuldade, busquem contato com a coordenação do curso que está matriculado para que uma solução seja buscada. A rede de apoio é fundamental neste momento. Pedimos que os(as) colegas se comuniquem entre si, potencializando a participação de todos(as).

Aproveitem o Projeto!
Fiquem em casa!
Que possamos estar juntos, fisicamente, em breve!