Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IV Encontro dos Saberes Inclusivos

IV Encontro dos Saberes Inclusivos

No último dia (19) ocorreu a abertura do IV Encontro dos Saberes Inclusivos, evento organizado pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas do IFSul-Camaquã (NAPNE).

• Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 20h58
  • Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 21h43

Nesse ano, em razão da pandemia de COVID-19, o encontro ocorrerá totalmente online, com transmissão ao vivo das palestras pelo canal no YouTube do câmpus https://www.youtube.com/channel/UCCcU3_Q3ubq2rZOEVmuQ6kQ. Comprovante a relevância da temática e a credibilidade da organização, mais de 1100 pessoas fizeram inscrição para a quarta edição do Saberes.

A abertura contou com a participação da professora Isabel Ayres, integrante do NAPNE e do Diretor-geral do câmpus, Professor Tales Amorim, que deram boas vindas aos participantes das atividades.

A realização do evento no formato online permitiu que o evento contasse com participantes de vários locais do Brasil (Pará, Mato Grosso, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Sergipe, Espirito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, São Paulo, Paraná, Ceará). Esse grande interesse também evidencia a necessidade de formação e qualificação dos profissionais da área da educação que se sentem desafiados no seu fazer pedagógico diário a construir estratégias inclusivas que garantam a aprendizagem de todos os estudantes.

A palestra de abertura foi um sucesso, graças à qualidade do professor Valter Lenine (IFSul/ câmpus Sapiranga), cujo título de sua fala foi Os desafios da inclusão no ensino médio e superior. Esta primeira exposição foi mediada pela chefe do Departamento de Educação Inclusiva do IFSul, Rosane Bom, e teve a tradução para libras feita pela intérprete Lucia de Fátima Santana Santos. Valter fez uma brilhante apresentação, que pôde ser comprovada pelos comentários elogiosos feitos no chat do canal do YouTube, onde muitos participantes mostraram-se sensibilizados com a fala do palestrante.

As expectativas para o próximo encontro seguem altas. Nessa quarta (26) às 18h ocorre a palestra com a professora Laís Perovano (Lakiribo/ES) e o Professor Renato Frosch (Lakiribo/ES) que abordarão a temática da Construção de Materiais Didáticos Acessíveis.

Os integrantes do NAPNE-Camaquã estão muito felizes com a qualidade do evento e com a grande participação de pessoas interessadas na temática da inclusão no ambiente escolar.