Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Projetos de ensino e extensão > Feira de Tecnologia e Mostra de Ciências e suas Interfaces

Feira de Tecnologia e Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces

• Escrito por Campus Camaqua
  • Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00
  • Última atualização em Quinta, 18 de Janeiro de 2018, 08h33

Feira de Tecnologia e Mostra de Ciências e suas Interfaces

Coordenado pelo professor Diego Rodrigues Pereira, a mostra de trabalhos científicos Ciências Exatas e Suas Interfaces e a Feira de Tecnologia são eventos que ocorrem anualmente no Câmpus Camaquã desde 2011. A mostra Científica é a oportunidade que os estudantes do câmpus têm para apresentar seus projetos de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidos sob orientação de seus professores, para comunidade, trocando experiências e conhecimento entre as áreas de interesse. A Feira de Tecnologia  da mesma forma, é uma oportunidade para os alunos e professores de escolas do município e da região, bem como de outros câmpus do Instituto, divulgarem seus trabalhos.

Com apenas quatro meses de atividades, realizamos a 1° Mostra de trabalhos científicos, norteada pelo projeto “Ciências Exatas e Suas Interfaces”, com o objetivo de despertar nos estudantes o interesse pela investigação, observação, construção do conhecimento, troca de experiências e evidenciar também o comprometimento da Instituição com o ensino, pesquisa e extensão. A partir deste legado, surgiu a ideia para a realização da Feira de Ciência e Tecnologia, integrada a Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces. Assim, em outubro de 2011 foi realizada a I Feira de Tecnologia e a II Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces de Camaquã. Nesta edição, foram apresentados 66 trabalhos, abrangendo diferentes temas e com a participação de escolas de ensino fundamental da cidade. Além da apresentação dos trabalhos, por parte dos estudantes, também foram realizadas durante a Feira, oficinas, palestras e minicursos, ministrados pelos próprios professores do Instituto Federal Sul-rio-grandense e também por convidados.

A II Feira de Tecnologia e III Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces ocorreu no período de 22 a 26 de outubro de 2012, contando com a participação dos alunos do Campus Venâncio Aires e de escolas públicas do ensino médio e fundamental da região. Foram apresentados 71 trabalhos e tivemos aproximadamente 4.500 visitantes ao logo dos 5 dias do evento.

A III Feira de Tecnologia e a IV Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, ocorreu no período de 21 a 24 de outubro de 2013. Essa edição do evento contou com a participação dos alunos do IFSul dos Câmpus: Bagé e Venâncio Aires, e pela primeira vez, com estudantes de Rivera, Uruguai, oriundos do Câmpus binacional Santana do Livramento/Rivera (IFSUL/UTU). Além disso, a feira reuniu estudantes das escolas públicas de ensino médio e fundamental da cidade de Camaquã e das cidades vizinhas de Arambaré e Cristal. Foram apresentados 70 trabalhos e tivemos cerca de 3.000 participantes ao longo dos 4 dias de evento. Cabe ressaltar, que concomitante a Feira de Tecnologia e a Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces ocorreu a primeira competição de Robótica de Lego Sumô, a qual envolveu em um primeiro momento os alunos dos diferentes cursos técnicos integrados do Campus Camaquã e, posteriormente, alunos dos campi Camaquã e Venâncio Aires. Nesta edição contamos pela primeira vez com o fomento do MCTI/CNPq/SECIS/MEC/CAPES através do Edital N°50/2012 - Processo 550939/2012-1.

Em 2014, a 4° Feira de Tecnologia e 5° Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, também contou com o apoio do MCTI/CNPq/SECIS/MEC/CAPES através do Edital N°46/2013 – Processo 458663/2013-1. Nessa edição tivemos um recorde no número de trabalhos, foram 104 trabalhos científicos apresentados e 65 atividades realizadas, dentre elas, a 2ª Robotif – Competição de Robótica Educacional. Participaram da Feira e Mostra, escolas municipais e estaduais de Camaquã e São Jerônimo, além dos campi Venâncio Aires, Santana do Livramento, Bagé, Charqueadas e Pelotas. Além disso, 14 escolas dos municípios de Chuvisca, Arambaré, Dom Feliciano e Camaquã visitaram os estandes, totalizando em um público aproximado de 4 mil pessoas. Cabe destacar nesta edição do evento, a realização do 1° Fórum do NUGAI – Núcleo de Gestão Ambiental Integrada do Câmpus Camaquã promovido com o objetivo de integrar os demais núcleos de gestão ambiental do IFSul e também ampliar as discussões a respeito da temática ambiental, focando em aspectos relativos a produção dos resíduos sólidos, seu correto descarte, planejamento e gestão ambiental, além de própria educação ambiental.

Em 2015, a 5ª Feira de Tecnologia e 6ª Mostra de Ciências Exatas e suas Interfaces, contou com apoio do MCTI/CNPq/SECIS/MEC/CAPES através do Edital N° 46/2013 – Processo 458663/2013-1. Nesta edição foram publicados mais de 100 projetos e ocorreu também a realização da 3° Robotif – Competição de Robótica Educacional, evento organizado pelo Curso de Automação Industrial.

registrado em: